Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

funcionalismo

Prefeitura de Santa Cruz desliga 85 aposentados na primeira leva de demissões

Foto: Luiz Fernando Bertuol SECOM

Na primeira leva de desligamentos de servidores aposentados da Prefeitura de Santa Cruz, 85 pessoas deixaram as funções nessa quarta-feira, 1º. O decreto assinado pela prefeita Helena Hermany (Progressistas) determina a vacância desses cargos a partir desta quinta-feira, 2. A próxima etapa está prevista para o dia 15.

Publicado na página do governo na internet, o decreto aponta que quase 40% dos servidores afastados eram serventes. O cargo envolve atribuições de limpeza e preparação da merenda escolar e possui uma das faixas de remuneração mais baixas do funcionalismo. Outro contingente expressivo (cerca de 10%) envolve operários.

LEIA MAIS: Desligamento de aposentados: Prefeitura acolhe recursos de sete servidores

Publicidade

A Prefeitura alega que, conforme prevê o rito estabelecido em fevereiro, os desligamentos vão obedecer ao critério de antiguidade – quem se aposentou há mais tempo sairá primeiro. Dessa primeira leva, o servidor aposentado há mais tempo começou a receber o benefício em janeiro de 2013. A exceção são as áreas essenciais – saúde e educação –, que dependem da reposição dos cargos para que não haja descontinuidade nos serviços.

Na lista divulgada nessa quarta-feira, há oito cargos ligados diretamente à área da educação, incluindo três professores e um atendente de Emei. Na área de saúde, consta apenas um caso, de uma farmacêutica. De acordo com a Prefeitura, os servidores foram notificados por escrito na semana passada. Eles não terão direito a indenização especial, apenas verbas rescisórias e 13º salário e férias proporcionais.

LEIA TAMBÉM: Decreto regulamenta demissão de servidores aposentados da Prefeitura de Sinimbu

Publicidade

O Palacinho informou que ainda não está definido quantos profissionais serão desligados no dia 15. Até 1º de julho, para quando está prevista a terceira leva, cerca de 280 pessoas devem sair, conforme estimou na semana passada a Procuradoria-Geral do Município.

Os desligamentos ocorrem em função de uma decisão de junho do ano passado do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu como válidas as leis municipais que estabelecem a vacância de cargos em caso de aposentadoria pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Em Santa Cruz, a previsão existe no estatuto dos servidores municipais desde 1999. O entendimento da Corte foi de que, quando o servidor concursado se aposenta, o vínculo jurídico com a administração municipal se extingue e a permanência na função ofenderia o princípio do concurso público. O Ministério Público ratificou a posição da Prefeitura.

LEIA MAIS: Prefeitura e representantes da categoria negociam desligamento de servidores aposentados

Publicidade

O Sinprom e o Sinfum, sindicatos que representam os servidores, pediram ao governo que adiasse as exonerações para que os servidores tivessem mais tempo para se preparar. Porém, a avaliação do Executivo foi de que, em função da decisão do STF, a permanência dos aposentados nos cargos por mais tempo configuraria irregularidade.

Sindicalistas demitidos avaliam acionar a Justiça

A inclusão de pessoas ligadas a sindicatos entre os desligados deve ser questionada em ações judiciais. O entendimento é de que esses servidores possuem estabilidade. Entre os afastados nessa quarta-feira, está José Bonifácio Almada Martins, que trabalhava como motorista na Secretaria de Obras. Ex-presidente do Sinfum, ele ainda integra a diretoria do sindicato e é vice-presidente da Federação dos Municipários do Rio Grande do Sul (Femergs). Segundo Almada, diante do desligamento, a ideia é recorrer à Justiça. “A Constituição diz que quem está investido de mandato classista fica imune à demissão por até um ano após o fim do mandato”, alegou.

LEIA MAIS: Servidores municipais realizam assembleia para tratar sobre saída dos aposentados

Publicidade

O atual presidente do Sinprom, professor Placio Simianer, também foi dispensado. Procurado, Simianer, que concluirá a gestão na entidade daqui a três meses, disse que irá discutir o assunto com o sindicato ainda nesta quinta-feira, 2. Se o entendimento for de que o desligamento é irregular, ele também irá acionar o Poder Judiciário.

Questionada, a Prefeitura disse que o assunto já havia sido levantado nos recursos apresentados pelos servidores e afirmou que não há irregularidade. “Como o vínculo originário com o Município possui um vício/ilegalidade, não há que se falar em estabilidade classista. Além disso, não estamos demitindo os servidores, a declaração de vacância do cargo decorre do pedido de aposentadoria do próprio servidor”, alegou o Executivo.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz prorroga validade do último concurso público

Publicidade

Afastados podem participar de concurso

Desde fevereiro, a Prefeitura notificou 657 servidores, o que representa em torno de 17% do quadro. Até a semana passada, o governo havia acolhido os recursos de somente sete pessoas, que poderão permanecer nos cargos – a maioria porque prestou concurso quando já estava aposentada. Outras cerca de 60 obtiveram liminares judiciais que impedem o afastamento.

Questionada nessa quarta, a Secretaria de Administração confirmou que não há nenhuma vedação para que os servidores desligados retornem à Prefeitura mediante novo concurso público ou mesmo por meio de contratos temporários, que são assinados a partir de processos seletivos simplificados.

LEIA MAIS: Tire dúvidas sobre o desligamento de servidores públicos aposentados

O órgão também esclareceu que os cargos vagos não serão todos necessariamente repostos. “Todas as funções serão rigorosamente analisadas pelo planejamento do Município e preenchidas de acordo com a necessidade e o interesse público, por meio do banco dos concursados ou processo seletivo.”

Quantos saíram

  • 33 serventes
  • 10 operários
  • 8 motoristas
  • 6 operadores de máquinas
  • 5 pedreiros
  • 3 professores
  • 3 supervisores escolares
  • 3 carpinteiros
  • 3 assistentes administrativos
  • 3 agentes administrativos
  • 2 auxiliares de serviços gerais
  • 1 atendente de Emei
  • 1 telefonista/recepcionista
  • 1 assistente social
  • 1 orientador educacional
  • 1 farmacêutica
  • 1 instrutor de cultura

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.