“Um homem de grandeza de coração, sempre conduzido pela virtude da serenidade, querido por todos e por quem eu tinha um carinho enorme”, essas foram as palavras da prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, ao falar de Dom Sinésio, bispo emérito de Santa Cruz do Sul falecido nessa quinta-feira, 9, em decorrência de uma pneumonia.
Diante da morte, a prefeita decretou luto oficial de três dias, como uma forma de manifestação de tristeza e de reconhecimento pelos serviços prestados no município. Os atos fúnebres começarão às 9 horas desta sexta-feira, 10, na Catedral São João Batista. Será sepultado as 15 horas, após a missa de corpo presente.
LEIA MAIS: Vítima de pneumonia, Dom Sinésio Bohn morre aos 87 anos
Publicidade
Dom Sinésio tinha perfil generoso e agregador
Dom Sinésio era reconhecido em diversas dioceses do Brasil e tinha bom trânsito com paróquias do exterior. Foi ordenado presbítero em 1961, em Roma, e ao longo da vida sacerdotal visitou diversas vezes a Europa, em especial a Alemanha. Ele acolheu muitos visitantes em Santa Cruz e promoveu intercâmbios culturais e religiosos.
LEIA MAIS: Dom Sinésio também foi bispo em outra diocese gaúcha
Além do bom relacionamento dentro da Igreja, Dom Sinésio tinha um perfil generoso, aconselhador e agregador, conforme relatos de pessoas próximas. Uma das principais características dele era a preocupação com a qualidade de vida de toda a população. Segundo colegas sacerdotes, ao se deparar com pessoas sem condição digna de vida, ele pressionava as autoridades em busca de cidadania.
Publicidade
LEIA MAIS: CNBB lamenta morte do bispo emérito de Santa Cruz
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade