Lançado no dia 9 de dezembro do ano passado, o pacote Mobiliza Santa Cruz terá continuidade neste primeiro semestre de 2022. Os investimentos ficarão em torno de R$ 50 milhões, com possibilidades de variação conforme as oscilações econômicas. São R$ 30 milhões de superavits acumulados e R$ 20 milhões de recursos do governo federal captados durante o governo Telmo Kirst via Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
A Prefeitura concluiu uma das ações anunciadas. O trânsito passou por alterações na Rua Gaspar Silveira Martins. A via recebeu pinturas, com modificações que visaram uma melhoria no fluxo. A ciclovia da Avenida Deputado Euclydes Nicolau Kliemann está parcialmente concluída e deve ser finalizada em breve.
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De acordo com o secretário de Governança e Relações Institucionais, Everton Oltramari, as próximas intervenções serão a construção de uma rótula na Avenida Deputado Euclydes Nicolau Kliemann para facilitar o acesso a Capão da Cruz e Corredor Zanetti, além da implantação de mais um trecho de ciclovia, na Avenida Independência.
Demanda superior a uma década, o viaduto no trevo dos bairros Arroio Grande e Ana Nery é o principal destaque do plano. O projeto está sendo finalizada e a licitação para execução da obra deve ser aberta somente no segundo semestre.
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Oltramari salienta que as primeiras ações serão as que envolvem menos recursos. A prefeita Helena Hermany orientou que o plano também contemplasse o interior. “O Mobiliza Santa Cruz, maior plano de mobilidade humana da história do município, é um projeto complexo. Envolve diversas áreas e deve ser executado em quatro anos. Vamos promover fluidez e segurança no trânsito e vamos oferecer qualidade de vida aos santa-cruzenses”, destaca o secretário.
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Quais serão as obras e intervenções
Além da construção da viaduto, a Prefeitura pretende duplicar os nove quilômetros do trecho urbano da BR-471, pavimentar ruas para ligar o Bairro Aliança até Linha Santa Cruz pela rota Estrada Bruno Pritsch, Estrada Dona Leopoldina e Linha Áustria, alargamento de pista e implantações de calçada e ciclovia na Avenida Léo Kraether, rótula da Avenida João Pessoa com Rua Oscar Rafael Jost, rótula da BR-471 com a Rua Dona Carlota e outra citada anteriormente no Bairro Esmeralda. Fora as ciclovias da Independência e Euclydes Kliemann, Monte Alverne vai receber um trecho de um quilômetro.
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Entre as intervenções estão as pinturas e proibição de estacionamento na Rua Gaspar Silveira Martins, criação de um um binário entre as ruas João Werlang e Rio de Janeiro para acesso à Rua Ramiro Barcelos e sincronização de sinaleiras na Rua Venâncio Aires para a criação de uma onda verde.
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