Após uma moradora de Rio Pardo publicar fotos em rede social na internet informando que as doações recebidas pela Prefeitura não teriam sido distribuídas às vítimas do temporal, a assessoria de imprensa da Administração Municipal divulgou nota de esclarecimento. Na postagem na internet, a mulher denúncia o estoque de água, roupas, telhas, móveis e eletrodomésticos nos prédios de uma empresa de estofados e da Cooperativa Agrícola. Além disso, questiona a triagem realizada e a suposta demora para repassar às famílias atingidas. Doze horas após o texto e as imagens serem colocadas na internet, a publicação já tinha 173 compartilhamentos e 116 curtidas.
Rio Pardo é um dos municípios mais prejudicados com o temporal ocorrido no mês passado. Além das residências atingidas durante a enchente no mesmo mês, no dia 14 de outubro o granizo danificou mais de 4 mil residências no município. Em nota, a Prefeitura admitiu o estoque das doações, mas informou que a distribuição ainda está em andamento. Confira o comunicado na íntegra:
Publicidade
Roupas: foram recebidas toneladas de roupas, estocadas em três locais: Brigada Militar, Salão da Igreja Matriz e Cooperativa Agrícola. Todas as roupas da Brigada Militar e da Igreja Matriz já foram selecionadas, uma parte distribuída e outra armazenada separadamente na casa de passagem. As roupas estocadas na Cooperativa serão separadas na semana que vem. A distribuição a partir de agora está a cargo dos agentes comunitários de saúde e Cras. Também serão encaminhadas para escolas municipais. Informamos que todas as necessidades foram atendidas até o momento.
Alimentos e água: Temos um depósito de alimentos na Brigada Militar e um de água na Cooperativa Agrícola. Foram distribuídas mais de 20 toneladas de alimentos e água para os atingidos. Neste mês, será realizada mais uma distribuição (a última), segundo critérios dos Cras e dos agentes comunitários de saúde.
Móveis: existem dois depósitos, um no antigo prédio da Anfaville e um na Cooperativa Agrícola, e estes serão distribuídos após o repasse das telhas e a reconstrução das casas atingidas, segundo cadastro da Assistência Social, com prioridade aos atingidos pelas inundações.
Publicidade
Telhas: 420 telhas de 6 milímetros armazenadas na Cooperativa Agrícola são destinadas ao hospital e para escolas municipais que estão sendo reconstruídas. Outras 320 telhas de 4 milímetros que serão distribuídas aos atingidos, segundo os critérios do Ministério da Integração Nacional.
Informamos ainda que, o recurso do Ministério da Integração Nacional repassou R$ 420 mil para a Prefeitura depois de processo e plano de trabalho encaminhado ao Ministério, especificamente para a compra de telhas. Nesta sexta-feira, 13, abre-se o processo de compra das mesmas e, assim que entregues ao município, serão distribuídas aos atingidos. A Prefeitura de Rio Pardo é a única que recebeu recursos do Ministério da Integração, em função do encaminhamento de todos os documentos de forma correta.
Foto de estoque de telhas foi publicada na internet
Publicidade