Os moradores de Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, poderão solicitar serviços públicos sem sair de casa. O prefeito, Benito Paschoal, assinou decreto que digitaliza os processos com o intuito de agilizar as demandas, dar transparência ao processo e facilitar o acesso dos cidadãos. “Hoje, cada secretaria envolvida acaba recebendo uma cópia do processo. É muito papel, também precisamos pensar no meio ambiente e no futuro da nossa cidade”, esclarece o secretário de Administração, Gilson Soares.
A partir desta sexta-feira, 1º, uma comissão será nomeada para liderar a implantação do novo sistema, que envolverá todas as secretarias. A expectativa é eliminar processos físicos até maio do ano que vem. Entre os serviços online disponibilizados estão: retirada de entulhos, limpeza de bueiros, troca de ponto de táxi, obtenção de certidões e cadastros, além de licitação, empenhos e regularização de obras. Com a medida, a estimativa é que os empenhos sejam liquidados no mesmo dia, em até 20 minutos, e a liberação de MEIs ocorra em até 15 dias.
LEIA TAMBÉM: Municípios exigem que a RSC-153 seja recuperada
Publicidade
Em um primeiro momento, serão disponibilizados dois terminais na sede da prefeitura, onde servidores estarão auxiliando os moradores com o novo sistema. Também será disponibilizado o aplicativo Prefeitura Na Palma da Mão para que solicitações e acompanhamentos de processos possam ser feitos via celular. Além disso, cada secretaria contará com um servidor que multiplicará o processo de digitalização entre as equipes da prefeitura.
Também haverá uma maior fiscalização interna para que prazos sejam cumpridos e, caso haja atrasos por parte das secretarias, a Ouvidoria da Prefeitura seja acionada. “Será possível acompanhar todo o trâmite. Mas para que o processo siga, também é necessário que o solicitante esteja atento às documentações solicitadas. Se faltar qualquer documento, o sistema irá informar e o processo irá parar”, alerta o secretário de Administração.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙