Nessa quarta-feira, 13, uma família de Encruzilhada do Sul contatou a redação do Portal Gaz para relatar a situação que viviam em sua casa desde agosto nos dias de chuva. Uma parte da residência, localizada na Rua Otávio Silveira, no Bairro Vila Paraíso, desabou devido à intensa precipitação. Em resposta, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Encruzilhada do Sul emitiu uma nota.
Conforme o texto, a residência já estava desocupada há meses, uma vez que seus moradores haviam sido evacuados do local anteriormente, pelo fato de estar construída sobre uma rede pluvial. “É importante notar que as construções ao redor desta rede pluvial foram erguidas em uma bacia natural conhecida como ‘Sanga’, tornando essas áreas de risco para as famílias, uma vez que não respeitaram os limites mínimos de segurança para construção”, relata.
LEIA MAIS: “São noites de pânico que vivemos”, relata família que enfrenta problemas com a chuva
Publicidade
Na manhã de quarta, a Secretaria de Obras esteve no local e disponibilizou um equipamento para direcionar as águas para as bocas de lobo, além de desobstruir os tubos da rede pluvial. Além disso, a Secretaria de Cidadania prestou assistência à família cuja residência teve uma parte destruída, composta por uma mulher e um filho de 3 anos.
“Foi oferecido um novo local para acolhimento, e a família optou por se abrigar na casa da avó. Além disso, a secretaria forneceu uma cesta básica, cobertores, roupas de cama e produtos de limpeza, e tomará as medidas necessárias para recuperar alguns móveis danificados devido às chuvas. A situação da família está sendo acompanhada de perto pela Defesa Civil”, esclarece a nota.
Ainda de acordo com o Poder Público, a região onde a moradia estava localizada havia recebido investimento da Prefeitura em obras de infraestrutura nos últimos meses. Entre as melhorias, estão a implementação de uma rede de drenagem, serviços de terraplanagem e a base para pavimentação asfáltica na via que será pavimentada, buscando trazer melhor qualidade de vida para aquele local.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Nível do Rio Pardinho começa a baixar, mas famílias seguem fora de casa no Várzea
A nota ainda esclarece que as obras de drenagem exigiram um esforço maior, sendo construída uma travessia de grande porte para o escoamento da rede pluvial, uma vez que a área era identificada como um dos pontos críticos do bairro. “Inclusive, foi necessário realizar um desvio na rede de canos, pois a casa em questão estava no caminho da rede”, prossegue.
As intensas chuvas que atingiram o município e a região excederam “as expectativas normais de todos os órgãos públicos”, o que agravou a situação. A Secretaria de Habitação ainda avaliará as casas construídas em áreas de risco, tomando as medidas necessárias para garantir a segurança dos moradores locais. A nota termina afirmando que “a Prefeitura Municipal não tem medido esforços para atender às necessidades da comunidade e prestar todo o apoio necessário nesse momento desafiador.”
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.