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ESCLARECIMENTO

Prefeitura de Candelária emite nota após operação do MP contra fraudes

A Prefeitura de Candelária emitiu uma nota de esclarecimento após uma operação desencadeada pelo Ministério Público (MP) na manhã desta terça-feira, 7. A ofensiva – desencadeada em sete cidades gaúchas – teve como alvo uma empresa que fornece softwares de gestão pública para municípios.

LEIA MAIS: Operação contra fraudes em licitações cumpre mandado na Prefeitura de Candelária

No pronunciamento, a prefeitura explica o processo de contratação da empresa através de licitação e diz ainda, ser “precipitada e leviana qualquer suspeita envolvendo um servidor ou agente público”. Por fim, afirma que irá aguardar as investigações e que torce para “não existir nenhum envolvimento de servidor ou outra pessoa do município”.

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Veja na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Candelária vem a público esclarecer a população em geral sobre a operação desencadeada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul na manhã de terça, 7. Na verdade, a operação tem como alvo a empresa responsável pela locação de software de gestão pública da Prefeitura. A suspeita é de eventuais fraudes em processos licitatórios envolvendo a referida empresa. No caso de Candelária, é importante informar que a empresa presta serviços para a Prefeitura há vários anos, período que inclui os quatro mandatos anteriores. Em 2021, diante da impossibilidade de renovação do contrato, foi realizado um pregão eletrônico para contratar de forma regular a prestação do serviço. O processo licitatório obedeceu rigorosamente os trâmites legais necessários, sendo declarada vencedora a empresa que já prestava o serviço. Na nova licitação, o município, através do setor competente, buscou aperfeiçoar a prestação do serviço, visando apenas o melhor interesse público. Neste sentido, é possível enfatizar não ter ocorrido qualquer favorecimento ou irregularidade no processo que, por sua natureza, por se tratar de um pregão eletrônico, foi divulgado nos meios legais e, portanto, ficou aberto e disponível a qualquer empresa interessada. Vale destacar, ainda, que o serviço atende todas as secretarias da Prefeitura, sendo fundamental e absolutamente essencial para o bom andamento do serviço público. Por fim, em relação ao episódio, cabe ainda ressaltar que é precipitada e leviana qualquer suspeita envolvendo um servidor ou agente público do município. A Prefeitura irá aguardar as investigações que se seguirão, torcendo para que eventuais autores de fraudes sejam efetivamente apontados e esclarecido não existir nenhum envolvimento de servidor ou outra pessoa do município.

Candelária, 07 de novembro de 2023

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