Categories: Centro-Serra

Prefeitura de Arroio do Tigre proíbe comércio de ambulantes

A Prefeitura de Arroio do Tigre, atendendo a uma reivindicação do comércio local, instalou uma placa na entrada da cidade, advertindo sobre a proibição do comércio ambulante sem alvará no município. Conforme a administração municipal, um dos objetivos é proteger o consumidor da compra de produtos sem garantia de procedência.

Além da instalação da placa, que apresenta a proibição que já é prevista na Legislação Municipal desde 2017, o município tem investido na fiscalização, com a atuação de fiscais. Caso seja constatada a comercialização de produtos sem autorização ou a entrada de produtos sem nota fiscal comprovando a origem, poderá ser feita a apreensão dos produtos, além da aplicação de multa.

Conforme o prefeito Marciano Ravanello, a prefeitura está buscando desenvolver uma maior fiscalização e controle para o cumprimento da Lei Municipal. “Com isso, nosso objetivo é evitar a sonegação de impostos, valorizar o comércio local e a proteção do consumidor, que é o mais prejudicado ao adquirir um produto sem garantia de procedência e sem a destinação do valor dos impostos, que são revertidos em mais serviços à população”, afirmou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Reunião discute instalação de videomonitoramento por meio de parceria público-privada

A Prefeitura não permite nenhuma atividade de comércio ambulante, feirante ou eventual, sem prévia inscrição da pessoa que a exercer, junto ao Setor de Tributação da Prefeitura Municipal, mediante o preenchimento de ficha própria, conforme modelo fornecido ao contribuinte e pagamento de taxa junto a tesouraria. A inscrição deverá ser atualizada por iniciativa dos comerciantes, sempre que o mesmo voltar ao município para exercer sua atividade.

A Administração Municipal também informou que, em razão do estado de calamidade decretada pela pandemia do coronavírus, a atividade de comércio ambulante está temporariamente proibida conforme Decreto nº 3.221, estando proibida a concessão de novas licenças para o exercício do comércio ambulante no município, bem como estão suspensas todas as licenças, que por acaso já estavam concedidas, durante o período de vigência da calamidade pública.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.