Categories: Regional

Prefeitura cria serviço para pessoas com deficiência auditiva

Por determinação do prefeito Telmo Kirst, a partir da próxima quinta-feira, 21, a Central de Atendimento ao Cidadão (Caci), passará a contar com uma intérprete de Libras para atender as demandas de surdos e demais pessoas com deficiência auditiva do município. Com a medida, que ainda será regulamentada em decreto, Santa Cruz do Sul torna-se referência em acessibilidade no Estado pela disponibilização do serviço. De acordo com o IBGE (Censo 2010), Santa Cruz do Sul possui 1.376 pessoas com surdez e grande perda auditiva.

No Rio Grande do Sul o recurso da tradução simultânea é oferecido também pelas prefeituras de Alvorada, Horizontina e Parobé. Já no Brasil o serviço está disponível em apenas 32 prefeituras, entre os mais de cinco mil municípios existentes. “Todo cidadão precisa ter acesso aos serviços básicos, esse é um direito que precisa ser respeitado. Ao ofertar mais este canal de comunicação, proporcionando acessibilidade a quem precisa, a Prefeitura não somente cumpre uma obrigação legal, como atende a uma antiga reivindicação de uma significativa parcela da sociedade santa-cruzense”, disse o secretário municipal de Comunicação, Régis de Oliveira Júnior.

Serão prestados dois tipos de atendimento, um no modo presencial e outro no virtual. No primeiro será necessário efetuar agendamento prévio por meio do WhatsApp, telefone, e-mail ou diretamente no Palacinho da Praça da Bandeira, no horário das 7h45 às 11h45 e das 13h30 às 17h30, exceto enquanto vigorar o turno único, cujo horário é das 8 às 14 horas.

Publicidade

O profissional poderá acompanhar o usuário para a solução de demandas em órgãos públicos da Administração Municipal, como escolas, postos de saúde e equipamentos de assistência social, além de hospitais, delegacias, fórum, cartórios, entrevistas de emprego, confecção de Cartão SUS, entre outros.

A prioridade de atendimento, como explica o secretário, será para os casos mais urgentes, como aqueles em que haja risco de morte para o cidadão. Já os pedidos para acompanhamento em cursos e provas de habilitação para expedição de carteira de motorista não serão aceitos, uma vez que há necessidade de muito tempo para a realização dessas atividades e o Município conta com apenas um profissional no quadro de servidores. A servidora em questão foi cedida pela Secretaria Municipal de Educação (SEE) para atuar na Central de Atendimento. 

O modo virtual deverá ser implantado no decorrer de 2018 para atendimento à distância. Para isso, a Secom fará a aquisição de um aplicativo para smartphone, tablet ou computador. Por meio dessa tecnologia o cidadão poderá apresentar suas dúvidas utilizando a Libras e o aplicativo fará a tradução em língua portuguesa. Já a resposta do funcionário é traduzida da língua portuguesa para Libras.

Publicidade

Com a disponibilização do serviço junto a Caci, eventos do governo municipal também terão tradução simultânea, mediante solicitações da comunidade. E no próximo ano, a produção audiovisual da Secom terá o recurso na tela à disposição dos espectadores.

Outro avanço no atendimento a surdos e deficientes auditivos será percebido também a partir da capacitação de agentes administrativos para o primeiro acolhimento nos órgãos públicos municipais. Em 2018 eles receberão aulas de Libras, em nível básico.

Acessibilidade

Publicidade

Santa Cruz do Sul registrou inúmeros avanços no campo da acessibilidade e inclusão. Dentre as melhorias destacam-se a construção de mais de 400 rampas no Centro e bairros para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção, avanços de calçada encurtando a travessia para pedestres nas ruas de intenso fluxo, implantação de piso tátil nos passeios públicos e instalação de semáforo com sinal sonoro para pessoas com deficiência visual.

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.