A Prefeitura de Santa Cruz do Sul dialoga sobre a possibilidade de colocar portas giratórias nas escolas municipais. A medida foi pauta de uma reunião entre a prefeita Helena Hermany e o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Valmir José dos Reis, que confirmou a informação em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 na semana passada.
“Essa é uma sugestão e uma medida que deveria ser tomada, porque só a porta giratória pode ficar travada ou liberada. Isso inibe muita coisa, coloca um controle. É algo que tem que ser discutido e aproveitado para aumentar a segurança”, salientou. Com o mecanismo das portas é possível, por exemplo, identificar a entrada de objetos indevidos nas instituições.
Medidas como câmeras de videomonitoramento 24 horas com reconhecimento facial e comunicação integrada com a Guarda Municipal, além do botão do pânico, já estão em vigor nas 47 escolas de ensino fundamental e educação infantil de Santa Cruz do Sul.
Publicidade
A comunidade escolar já conta com mais um recurso para prevenção de crimes violentos como o que ocorreu em Santa Catarina. Além do videomonitoramento eletrônico 24 horas nas escolas da rede municipal, com câmeras que possuem reconhecimento facial, da determinação de manterem os portões fechados, da ronda escolar e das múltiplas ações do Pacto Santa Cruz Pela Paz, agora os estabelecimentos de ensino fundamental e da educação infantil contam com um dispositivo de socorro imediato: o botão de pânico.
LEIA TAMBÉM: Curso online debate racismo e antirracismo na sala de aula; saiba como se inscrever
O aplicativo, desenvolvido pela empresa DGT Tecnologia, foi apresentado nessa sexta-feira, 14, no auditório da PGM, pelo diretor da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob), Tiago Baggiotto, aos profissionais da educação, que ficarão responsáveis por sua operação em caso de emergência. Durante a manhã, eles conheceram o recurso e a forma correta de utilizá-lo.
Publicidade
O acesso é simples e a ferramenta é funcional e de uso intuitivo. Em segundos após acionado, o botão emite um alerta no Centro Integrado de Comando e Controle (CEICC), sediado na Sesmob, e imediatamente são acionadas as equipes da Guarda Municipal e das demais forças de segurança para irem até a escola.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.