Na tarde desta quarta-feira, 3, o vice-prefeito de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbessell, e o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Jaques Eisenberger, foram recebidos pelo secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile. A agenda em Porto Alegre teve como pauta o auxílio do Estado na perfuração de poços artesianos para amenizar o problema de falta d’água no interior.
Conforme o secretário Jaques Eisenberger, o município conta hoje com 20 redes hídricas que levam água para as localidades e são necessárias pelo menos mais oito para atender a demanda. Assim, é preciso a perfuração de oito novos poços artesianos. “São 2.517 famílias atendidas atualmente pelas redes hídricas. As demais regiões são abastecidas por caminhões-pipa”.
LEIA TAMBÉM: Chuva ameniza efeitos da estiagem, mas não reverte perdas na agricultura
Publicidade
Representando a prefeita Helena Hermany, o vice-prefeito Elstor Desbessel destacou o projeto do atual governo municipal de valorizar e dar maior atenção para as comunidades do interior. “Queremos principalmente que os jovens tenham vontade de permanecer trabalhando na agricultura. Mas para isso a Prefeitura precisa oferecer uma boa estrutura, e isso inclui um item essencial como a água”. Ele também citou a importância da água no processo de industrialização das agroindústrias.
José Stédile sinalizou que tratará o pedido da Prefeitura com prioridade, tanto para a liberação de recursos financeiros para o município construir os poços como para as secretarias estaduais de Obras e de Agricultura realizarem as perfurações com suas equipes e maquinário. O encontro desta quarta em Porto Alegre foi organizado e acompanhado pela deputada estadual Any Ortiz e pelo ex-vereador Ari Thessing.
LEIA TAMBÉM: Produtores atingidos pela estiagem pedem ajuda para a ministra da Agricultura
Publicidade