A Prefeitura de Santa Cruz do Sul começou a colocar em prática uma iniciativa para a otimização do uso de sua frota. O serviço de rastreamento veicular cobrirá 100% dos veículos da Administração Municipal, incluindo o maquinário pesado. A iniciativa faz parte do conjunto de três metas de modernização de gestão, que começou com a adoção do novo sistema de cartão combustível. A última etapa será a implantação de uma Central de Veículos.
LEIA MAIS: Prefeitura abre licitação para implantar rastreamento veicular na frota municipal
O processo está sendo conduzido pela Secretaria de Administração. A Prefeitura dispõe de um total de 380 veículos. A partir da instalação de um equipamento eletrônico, só é possível dar partida nos veículos com o uso de um cartão magnético. Além disso, através de sistemas de GPS e GPRS, as informações de deslocamento e localização da frota são encaminhadas em tempo real para uma plataforma digital. Um grupo de servidores será treinado e habilitado para gerenciar e fazer o controle efetivo do sistema.
Publicidade
Cerca de 45% da frota – 170 veículos – já receberam o dispositivo e a expectativa é de que as instalações sejam concluídas até o final de novembro. O serviço está sendo prestado pela Telealarme, de Pelotas, vencedora da licitação. O secretário de Administração Edemilson Severo destaca que a plataforma de controle dos veículos é de fácil manuseio e muito confiável. “Se utilizada na sua plenitude, será possível alcançar entre 20% e 30% de economia em combustível e manutenção. Sem considerar o ganho de tempo, o que facilitará que a frota seja extremamente otimizada,” avalia.
LEIA TAMBÉM: Gabinete de Gestão Integrada avalia ações do Pacto pela Paz e projeta investimentos para 2023
Gerente de Marketing e Relacionamento da Telealarme, Gustavo Zluhan conta que a empresa tem 42 anos de atividades e é a maior do estado no segmento de monitoramento de segurança eletrônica. Atualmente, a Telealarme já faz o monitoramento de cerca de 7 mil veículos pelo Brasil e América do Sul. A prestadora realizará, na primeira semana de dezembro, um treinamento sobre o funcionamento do sistema de rastreamento para servidores da Prefeitura.
Publicidade
Severo destaca ainda que o sistema passará por uma avaliação de 90 dias, período em que será analisado o pleno funcionamento da ferramenta. “Teremos a produção de relatórios que traduzirão de forma fática o real cenário e os desafios impostos para que o município atinja os resultados esperados”, concluiu.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.