A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany (Progressistas), anunciou há pouco, na tarde desta terça-feira, 28, um financiamento de R$ 200 milhões para obras. Parte do valor, que equivale a cerca um terço do orçamento municipal deste ano, vai bancar investimentos previstos no pacote de mobilidade lançado em dezembro do ano passado, incluindo a segunda etapa da duplicação do trecho urbano da BR-471 e a elevada do Bairro Arroio Grande. Também estão previstas novas pavimentações de ruas em bairros e estradas do interior.
Conforme antecipado pela coluna Panorama, da Gazeta do Sul, na última sexta-feira, 24, a verba será captada via Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), que é operado pela Caixa Econômica Federal. Esse será o terceiro contrato do Finisa assinado pela Prefeitura. Os dois primeiros foram no governo Telmo Kirst e garantiram recursos para obras como a da revitalização da Estação Rodoviária, a primeira etapa do Centro Administrativo Municipal, na Rua Coronel Oscar Jost, e o Centro de Eventos, no Parque de Oktoberfest, que estão em andamento. Uma parcela do valor anunciado nesta terça-feira, inclusive, será canalizada para a conclusão dessas obras.
LEIA TAMBÉM: Câmara de Vereadores aprova lei que amplia a Patrulha Agrícola
Publicidade
Neste novo empréstimo – o primeiro assinado por Helena –, o foco será novamente em infraestrutura. Os projetos previstos incluem, por exemplo, a reestruturação da Avenida Léo Kraether, que é considerada estratégica para comportar o aumento no fluxo devido à multiplicação dos loteamentos habitacionais na região, além de ser uma via de acesso à região central. Outro envolve as pavimentações da Estrada Bruno Pritsch – que já está em licitação – e da estrada de Linha Áustria, com o objetivo de criar uma ligação pavimentada entre as zonas norte e sul, de forma que seja possível trafegar entre o Arroio Grande e Linha Santa Cruz sem precisar cruzar o Centro ou a BR-471.
O plano inclui ainda cerca de 60 quilômetros em pavimentações. A ideia é amenizar o déficit de vias pavimentadas, que chega a 61 quilômetros na zona urbana e 145 quilômetros na zona rural, valendo-se de um material mais barato do que o asfalto, possivelmente blocos de concreto em PAVS, o que permitiria um investimento na ordem de R$ 60 milhões. A Prefeitura, no entanto, não antecipou quais vias serão contempladas, sob alegação de que isso será definido em conjunto com as comunidades. Outro valor será destinado a recapeamentos.
LEIA TAMBÉM: Prefeitos tratam sobre possíveis parcerias para fortalecer a Região dos Vales
Publicidade
Para o interior, o pacote apresentado pela Prefeitura ainda prevê investimentos em redes hídricas, internet e energia trifásica. Já na cidade, estão previstos, dentre outros, melhorias em iluminação, revitalização do estádio municipal, implantação de energia solar nos prédios públicos e a implantação de um mercado público municipal.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz suspende licitação do Rapidinho
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.