Santa Cruz do Sul

Prefeitura apresenta primeiros resultados do Programa Superação

Foi lançado no dia 10 de maio o Programa Superação – reconstruindo vidas, renovando a esperança. Há menos de um mês, a Prefeitura apresenta os resultados da medida, que consiste em ações para auxiliar os cerca de 11 mil habitantes do município, afetados pelas chuvas.

Baseado em quatro eixos, contemplando as áreas social, de infraestrutura, econômica e voluntariado, o Superação estabeleceu metas; muitas delas já foram cumpridas e outras ainda estão em execução. Durante os últimos dias, a Prefeitura buscou histórias de algumas das pessoas que foram atendidas.

LEIA TAMBÉM: Governo define regras para compra de imóveis para desabrigados no RS

Publicidade

Vida nova para famílias

A família Batista, do distrito de Rio Pardinho, precisou sair da porta de casa direto para um barco de pescador na enchente. A esposa, Thaís, 30 anos, com oito meses de gestação, e mais quatro filhos pequenos, foram salvos primeiro. Já o esposo, Diego Augusto Batista, 33 anos, foi resgatado pela segunda embarcação. De volta para casa, com a cozinha e quarto mobiliados novamente, através das doações levadas pela prefeitura, a vida voltou ao normal.

Outra família muito auxiliada com doações é a da enfermeira Raqueline dos Santos, que mora com a filha, Stefani, e o neto, Lorenzo, de 6 anos, na região de Navegantes, no Bairro Várzea. “Ganhei roupeiro, cama, armário de cozinha, fogão. O atendimento que recebi, quando fiquei alojada no parque, foi nota mil, não me deixaram faltar nada, e é muito bom voltar para a casa e ter a cozinha, o quarto, ter alimento, estou emocionada com toda ajuda que recebi”, conta.

Alimento aos animais e pontes recuperadas

As obras realizadas no interior também deixaram os produtores rurais melhor assistidos. Nos últimos dias, famílias das localidades de Rio Pardinho e Monte Alverne, receberam cerca de 80 toneladas de feno e oito silagem, para os animais, além de kist com medicamentos agropecuário. A ação é uma ação entre prefeitura e Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Comdap) de Santa Cruz do Sul. Pelo interior, a recuperação de travessias também teve uma atenção especial. Uma das estruturas que voltou a receber a passagem de veículos é o Passo dos Bauermann, em Travessa Bauermann, distrito de Rio Pardinho.

Publicidade

Banco do Povo

Para auxiliar os empreendedores atingidos pelas cheias, a prefeitura de Santa Cruz, através do Banco do Povo, criou linhas de crédito com juros baixíssimos, a fim de dar suporte para recomeçar. De acordo com o órgão, mais de 100 pessoas buscaram informações sobre auxílio financeiro.

LEIA TAMBÉM: Mais de 100 pessoas participam de mutirão de empregos realizado pelo Sine

Aluguel Social

Abraçada ao seu brinquedo preferido, Isabele da Silva, de 9 anos, está acomodada no sofá, móvel recebido de doação, na sala do apartamento, no Bairro Universitário. Na poltrona também estão a irmã, Alice, e os pais, seu Laudecir da Silva e dona Marlene Pereira. Eles perderam tudo na casa que tinham na região de Navegantes , no Bairro Várzea. “E não quero mais voltar para lá. A casa rachou toda com a força da água. Só penso em uma casa nova agora”, conta Marlene. A família é uma das contempladas pelo Aluguel Social, programa que auxilia com abrigo temporário, através de recurso da prefeitura, até conseguir uma residência definitiva.

Publicidade

Números

Pessoas que retiraram alguma doação 6978
Famílias registradas em algum auxílio 3456
Kits alimentação 8854
Kits Higiene distribuídos 5789
Kits limpeza distribuídos 4567
224 famílias já receberam móveis

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Paula Appolinario

Share
Published by
Paula Appolinario

This website uses cookies.