A Prefeitura de Santa Cruz do Sul anunciou na tarde desta quarta-feira, 13, o terceiro posto de saúde sustentável no município. A novidade foi divulgada em uma coletiva de imprensa realizada no salão nobre do Palacinho e afeta a ESF Glória/Imigrante, atualmente localizada na Rua Professora Alice Simões Pires, no Bairro Santa Vitória. A nova unidade será na Rua João Rabuske, onde funciona a Farmácia da Zona Sul.
Hoje a ESF Glória está sediada em um prédio alugado e pequeno demais para dar conta de toda a demanda de atendimentos, conforme o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior. “Mensalmente são efetuados de 180 a 200 procedimentos no local e atendidas 2.585 pessoas da região de abrangência. No entanto, a estrutura é precária e faltam salas para que o serviço funcione a contento”.
A unidade vai passar por reforma e ampliação, com melhorias nas edificações e na área externa. As obras incluem a modernização das instalação com troca de fiação elétrica e instalações hidrossanitárias, pisos, revestimento e pintura novos. Os ambientes ainda devem ser remodelados para atender o acesso universal com rampas, circulações amplas e salas acessíveis.
Publicidade
A Farmácia da Zona Sul continuará no mesmo local, porém com acesso separado da ESF. A obra total terá investimento de R$ 500 mil e prazo de execução de oito meses.
A arquiteta responsável pelo projeto, Karianne Pacheco, explicou que a reformulação do prédio, que abrigará o novo posto, seguirá os mesmos moldes das ESFs Pedreira e Ana Nery Figueira. “Assim como nas outras unidades sustentáveis, manteremos o cuidado com o meio ambiente e a qualidade dos espaços no Glória”, frizou. O terceiro Posto de Saúde Sustentável de Santa Cruz terá placas solares para captação de energia elétrica a ser consumida no local, cisterna para captação e armazenagem de água da chuva, luminárias led, condicionadores de ar mais eficientes, janelas e aberturas amplas para melhor aproveitamento de iluminação e ventilação naturais, horta para cultivo de plantas medicinais e total acessibilidade.
O Prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, ressaltou importância das unidades de saúde neste novo formato para a comunidade e para os profissionais que a atende. “Fico muito feliz quando vejo a satisfação e o sorriso nos rostos de quem trabalha nesses lugares. Foi assim nos anúncios dos outros postos da Pedreira e do Ana Nery/Figueira e tá sendo assim no anúncio do Glória. Os nossos postos representam um modelo que passou a ser copiado por outros municípios. Quem disser que saúde pública não é prioridade para o nosso Governo, não está dentro da realidade, destacou o Prefeito.
Publicidade
This website uses cookies.