A Prefeitura de Santa Cruz do Sul anunciou na manhã desta segunda-feira, 22, o início da construção de uma rotatória no trevo do Bairro Bom Jesus – cruzamento da BR-471 com a ERS-409, que liga a cidade a Vera Cruz. Segundo o engenheiro Leandro Kroth, as análises no local começaram ainda em 2015 e, após o levantamento, foi constatado que a rede de energia elétrica estava muito próxima ao trevo. Foi feito um pedido para a AES Sul, que realocou as instalações.
A partir de agora, todo o trabalho depende das condições climáticas. Atualmente a obra está na fase da instalação de canos que vão auxiliar no escoamento da água na área do trevo. Depois disso é que a terraplanagem poderá ser feita. Com o terreno plano, as equipes das secretarias do Meio Ambiente, Trânsito e Obras vão trabalhar na sinalização do local, com a criação de alças laterais. São estas vias que vão manter o tráfego no local enquanto o centro do trevo é alterado.
O trevo vai deixar de ser um cruzamento e passa a ser uma rotatória. O objetivo, segundo Kroth, é diminuir o número de acidentes e garantir a acessibilidade aos usuários, tanto de Santa Cruz, quanto de Vera Cruz. O engenheiro enfatiza que as equipes vão trabalhar para que em nenhum momento durante as obras o trânsito seja bloqueado no local, que é de movimento intenso. A obra será executada exclusivamente com recursos municipais. A previsão de conclusão da rotatória é de três a cinco meses, dependendo das condições do tempo.
Publicidade
Há pelo menos seis anos a cidade discute a necessidade de transformar o trevo do Bom Jesus em rotatória – ou rótula fechada. Ainda durante o governo de Yeda Crusius a Santa Cruz Rodovias, então concessionária da BR-471, chegou a fazer o projeto da obra, que não prosperou. Quando assumiu a gestão do trecho urbano da rodovia, há três anos, a Prefeitura já anunciou que a intervenção no local era prioridade.
Publicidade