Na manhã desta qiarta-feira, 13, por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Venâncio Aires emitiu um alerta para o risco de enchentes na região baixa do município. A situação acontece cerca de uma semana após a enchente histórica em Vila Mariante, às margens do Rio Taquari. Desta vez, o aviso é para as comunidades próximas ao Arroio Castelhano.
A precipitação é intensa desde a tarde de terça, 12. Segundo dados da Prefeitura, o acumulado de chuva nas últimas 18 horas chegou a 144 milímetros em Taquari Mirim, 125 milímetros em Linha Saraiva e 90 milímetros em Linha Julieta. Com isso, nas regiões de Vila Mariante e Estância Nova, estradas já foram interrompidas.
LEIA TAMBÉM: Defesa Civil monitora nível do Rio Pardinho em Santa Cruz
Publicidade
O alerta emitido pela Prefeitura nesta manhã é válido principalmente para a região baixa, onde costumeiramente o Arroio Castelhano provoca enchentes, segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Luciano Teixeira. “Estejam alertas, levantem móveis, estaremos com nossas equipes todas atendendo a essa região, além do interior do município”, afirmou em vídeo divulgado nas redes sociais.
Ele afirma que a elevação do Arroio Castelhano deve seguir nas próximas 6 a 12 horas, podendo invadir ruas da cidade, assim como já atingiu estradas vicinais do interior. O prefeito Jarbas da Rosa ressalta que ainda se mantém o monitoramento do Rio Taquari, em Vila Mariante. “Mas o nosso foco e atenção aqui na cidade é para o Arroio Castelhano”, complementa.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!