A Prefeitura de Santa Cruz do Sul emitiu um alerta na manhã desta sexta-feira, 5, para que os moradores fiquem atentos a golpes aplicados no município. Segundo a Secretaria de Saúde, golpistas estão ligando e apresentando-se como pesquisadores de um levantamento sobre a Covid-19.
Na nota, a Prefeitura informou que não está realizando nenhum tipo de pesquisa sobre o novo coronavírus por telefone e que a situação é um golpe. Entre os possíveis riscos da conversa com os golpistas está a exposição à clonagem de WhatsApp ou outros crimes digitais.
Os moradores precisam ficar atentos, no entanto, para diferenciar o golpe, que é realizado por telefone, da pesquisa presencial e oficial que iniciará mais uma etapa nesta sexta-feira. A pesquisa realizada pela Universidade de Santa Cruz do Sul estuda a prevalência do coronavírus na população, liderada pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). No caso da pesquisa real, é aplicado um questionário na casa dos santa-cruzenses, com a coleta de uma amostra de sangue para realização de testes rápidos. As visitas acontecerão entre esta sexta e domingo, 7.
Publicidade
LEIA TAMBÉM
Vítima de estelionato descobre que pode ter sido alvo de novos golpes
Golpe de funcionário fecha loja de assistência técnica em Santa Cruz