ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Prefeitura adia mutirão contra o mosquito da dengue para o dia 19 de março

Foto: Guilherme Neuhaus

Para conter a proliferação do Aedes aegity, a prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), vai realizar, no sábado, 19, mais um mutirão de combate ao mosquito. Inicialmente, a atividade estava prevista para este sábado, 12, mas, devido à instabilidade do tempo e à chuva acumulada, foi adiada. É que esse cenário interfere na coleta de larvas. A ação ocorrerá no Bairro Santa Vitória, no período das 7h30 às 17 horas.

O inseto é responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. A estimativa é de que 1,5 mil imóveis sejam visitados, entre terrenos, moradias e estabelecimentos comerciais. As visitas aos imóveis serão feitas por duplas, que ao ingressarem nos pátios farão uma vistoria completa nos locais, a fim de detectar a existência de focos do mosquito. Eles ajudarão os moradores na limpeza mostrando como proceder na eliminação de possíveis criadouros, focos e no recolhimento de entulhos. E como é de praxe, todos os moradores serão orientados sobre os cuidados necessários para evitar possíveis criadouros.

Publicidade

LEIA MAIS: Santa Cruz tem a maior letalidade por dengue no Rio Grande do Sul

Publicidade

Segundo dados da Vigilância Sanitária, só no mês de fevereiro deste ano foram notificados 181 casos de dengue, sendo nove confirmados. Outros 105 foram descartados e 67 aguardam o resultado. Além do Bairro Santa Vitória, os bairros com maior incidência do mosquito são o Centro, Esmeralda, Goiás, Santo Inácio, Pedreira e Avenida.

Moradores das ruas que serão contempladas na operação podem se organizar e, no início da manhã de sábado, deixar em frente às casas, materiais que possam acumular água e que serão recolhidos, como latas, baldes, pneus, tanques, etc. No entanto, não serão recolhidos materiais de construção, como telhas, tábuas e restos de tijolos. A concentração para a realização do mutirão será na Escola Municipal Harmonia.

Publicidade

Vão atuar agentes comunitários de saúde, agentes de endemias da Vigilância Sanitária e Ações em Saúde, soldados do 7º BIB, Guarda Municipal, Departamento de Fiscalização de Trânsito, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, e diversas secretarias do município.

Publicidade

LEIA MAIS: Larvicida é aplicado de forma experimental para evitar proliferação de mosquitos

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta