Desde que foi anunciado o retorno da Educação Infantil, no dia 10 de novembro, o tema gerou polêmica e motivou discussões entre pais, professores e autoridades de saúde, em função do risco não apenas de contaminação das crianças, mas também a possibilidade de que elas levassem o vírus para casa, infectando outras pessoas do núcleo familiar. Na rede municipal de Santa Cruz do Sul a Secretaria Municipal de Educação acompanha atualmente 36 casos, sendo oito com diagnóstico confirmado.
Conforme os dados da Secretaria Estadual da Educação, desde o retorno das aulas presenciais foram 72 notificações de pessoas com sintomas compatíveis com a Covid-19. Dessas, 27 são professores – nove afastados, 13 com resultado negativo e cinco positivos. Outros 28 são profissionais que trabalham nas escolas – 14 apresentaram sintomas e estão afastados, 11 testaram negativo e três são positivos. Entre os alunos, 17 tiveram suspeita da doença, mas nenhum caso foi confirmado até o momento. Doze estão afastados aguardando resultado e cinco tiveram sintomas mas testaram negativo.
LEIA MAIS: Confirmado caso de Covid-19 na EMEF Harmonia
Publicidade
Os protocolos seguidos pelas escolas da rede municipal são determinados por nota técnica emitida pelo governo do Estado. Quando há um caso suspeito, a pessoa é orientada a permanecer em isolamento até a chegada do resultado da testagem. Em caso de confirmação do diagnóstico para Covid-19, todos os alunos da turma e o professor devem ser isolados por 14 dias. A situação é informada ao Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (Coe-e) local e também municipal, que monitora a situação juntamente com a Vigilância Epidemiológica.A secretaria reforça que todos os protocolos de distanciamento e higiene estão sendo cumpridos nas instituições.
Na rede estadual, conforme o responsável pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, até o momento não houve nenhuma confirmação. Em Santa Cruz do Sul há um caso suspeito na Escola Goiás e dois na Escola Santa Cruz, enquanto na região existe uma suspeita em Pantano Grande, na Escola Pedro Nunes. Moura ressalta que todos são professores e estão em isolamento domiciliar enquanto aguardam o resultado dos exames.
LEIA MAIS: Rede estadual retoma gradativamente as aulas presenciais
Publicidade
This website uses cookies.