A solução para os congestionamentos em um dos pontos mais problemáticos para o trânsito em Santa Cruz está mais próxima de sair do papel. A Prefeitura publicou nesta quinta-feira, 26, o edital para a tomada de preços. O objetivo é escolher uma empresa especializada que vai elaborar o projeto executivo da obra. O custo estimado pelo Executivo é de R$ 295 mil.
Essa etapa vai contar com todo o detalhamento sobre como deve ser a intervenção, além de estudos topográfico, ambiental e de tráfego. A confecção do projeto também é importante para apontar o custo estimado para implantação do viaduto, além de estabelecer as melhorias que precisam ser realizadas no entorno. A construção vai ocorrer no entroncamento da Avenida Deputado Euclydes Nicolau Kliemann com a Avenida Presidente Castelo Branco.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz quer ampliar disponibilidade de ciclofaixas ainda no primeiro semestre
Publicidade
A abertura das propostas das empresas interessadas está marcada para o dia 30 de julho. A partir do resultado da tomada de preços, quem vencer o certame vai ter 90 dias para entregar o projeto do viaduto para a Prefeitura. A projeção é de que a passagem tenha 318 metros de extensão. Já o total da área que deve receber intervenções chega a 2.737 metros quadrados. Somente em pavimentações, são 2.704 metros quadrados. O viaduto vai ser sustentado por pilares com 20 metros de espaçamento e com altura de cinco metros.
LEIA TAMBÉM: Maio Amarelo: associação alerta para riscos do celular ao volante
A intervenção faz parte do Mobiliza Santa Cruz, lançado em dezembro do ano passado. A passagem de nível é apontada como solução para os congestionamentos naquela região do Arroio Grande e será a maior obra do Plano Municipal de Mobilidade Humana. O custo projetado pelo Executivo é de R$ 12 milhões.
Publicidade
Com a implantação do viaduto, quem trafega do Centro em direção ao Distrito Industrial, e do Distrito em direção ao Centro, vai passar pela via elevada. A licitação do projeto é em função da complexidade da intervenção e por causa da necessidade de cálculo estrutural, a exemplo do que ocorreu no trevo Fritz e Frida.
LEIA TAMBÉM: DNIT autoriza projeto da primeira fase da duplicação da BR-471
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade