Durante a passagem do governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) por Santa Cruz nessa terça-feira, 10, prefeitos da região pediram apoio para zerar a fila das cirurgias de alta complexidade em traumatologia. Atualmente, os vales do Rio Pardo e Jacuí têm mais de mil pessoas aguardando o procedimento. A estimativa é de que seriam necessários 16 anos para atender a toda essa demanda.
O pedido é assinado pelo prefeito de Vale Verde e presidente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), Carlos Gustavo Schuch, e refere-se à definição da contrapartida do Estado, principalmente ao suporte de eventuais comprometimentos pós-operatórios. Os municípios já aprovaram a destinação dos 20% relativos aos repasses atrasados do Estado para as cirurgias. Além de reduzir a fila, a iniciativa pode gerar um investimento de R$ 15 milhões na região.
LEIA MAIS: “Discussão sobre RRF está contaminada pelo processo eleitoral”, diz governador Ranolfo
Publicidade
Ranolfo disse que conversará com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, sobre o assunto. Nas próximas semanas, Arita terá uma reunião com representantes do Cisvale e do Consórcio do Vale do Jacuí para avaliação do plano operacional com os custos necessários para a realização das cirurgias.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: “Se depender de mim, quero estar aqui de novo ano que vem”, diz Ranolfo
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade