Lideranças da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e da Associação dos Municípios do Centro Serra (Amcserra) estiveram na tarde desta quinta-feira, 25, em uma reunião com o secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, em Porto Alegre. O grupo foi à Capital entregar o projeto do Centro Integrado de Comando e Controle Regional do Vale do Rio Pardo, que prevê a instalação do cercamento eletrônico de uma grande área, com no mínimo oito câmeras de vigilância em cada município da região.
A proposta será viabilizada através de emendas parlamentares de bancada. Segundo o presidente da Amvarp, Paulo Butzge, cinco municípios da região foram contemplados com R$ 3,2 milhões. A ideia, no entanto, é fazer a repatriação dos recursos e beneficiar toda a região. “A nossa ideia é que os municípios contemplados fiquem com a maior fatia, mas cedam uma parte aos municipios os que não ganharam nada”, explicou.
A quantidade de câmeras que serão adquiridas para integrar o Centro Integrado de Comando e Controle Regional do Vale do Rio Pardo ainda não está definida. Conforme Butzge, vai depender do valor dos equipamentos. O que se sabe, porém, é que todo o valor será utilizado para adquirir as câmeras. O governo gaúcho tem apenas uma semana para inscrever os projetos no Sistema Nacional de Cadastramento de Convênios e Recursos, sob pena de perder os valores.
Publicidade
Além disso, os prefeitos encaminharam a Schirmer demandas relacionadas à falta de fetivo para patrulhamento nos municípios da região e sobre a necessidade de instalação do Instituto Geral de Perícias (IGP) em Santa Cruz.
Participaram da reunião o prefeito de Candelária e prefeito da Amvarp, Paulo Butzge, representantes dos municípios de Santa Cruz, Rio Pardo, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Sinimbu, Vera Cruz, Venâncio Aires e Vale Verde além do deputado estadual Edson Brum e o comandante da Brigada Militar na região, coronel Valmir José dos Reis.
Publicidade
This website uses cookies.