Em assembleia conjunta da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços da região (Cisvale), nesta segunda-feira, 30, a maioria dos prefeitos entendeu que é preciso flexibilizar, a partir de quarta-feira, 1º de abril, as regras de isolamento social, permitindo a reabertura do comércio. Desde o início da última semana, as prefeituras vinham adotando medidas que restringiam o funcionamento de empresas e até proibiam a abertura daquelas que atuam em setores considerados não essenciais.
No fim da semana passada, empresários e entidades representativas da classe iniciaram uma pressão pela reabertura dos estabelecimentos. “É uma forma de a gente desafogar os empresários que estão afogados. Para eles darem uma respirada agora nesses dias”, explicou o prefeito de Rio Pardo e presidente da Amvarp, Rafael Reis Barros, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107.9.
Barros ressaltou que a decisão pode ser revista, a depender da evolução dos casos de Covid-19 na região – atualmente, não há nenhum confirmado. “Eu posso estar dizendo que vai começar a flexibilizar a partir de quarta-feira e daqui a pouco mudam todos os índices e muda totalmente”.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: “As pessoas ainda não entenderam a gravidade”, diz secretário de Saúde de Santa Cruz
O presidente do Cisvale, prefeito de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares, tem posição parecida: “Se houver um momento crítico, nós teremos que voltar atrás e tomar medidas muito duras no que diz respeito ao fechamento das cidades”. “Hoje nós estamos flexibilizando para que o comércio local possa abrir, receber suas contas, fazer algum tipo de negócio. Sempre orientando muita cautela, regras bastante rígidas a respeito da higienização, de evitar aglomerações”, destacou Soares.
“A comunidade tem que ajudar os prefeitos. Não é fácil para nós que estamos na linha de frente. É muito fácil o comércio pressionar, é muito fácil haver uma pressão. Mas essas mesmas pessoas que estão pressionando, ali na frente vão cobrar as mortes que vão ocorrer nos municípios. Infelizmente, não temos muita saída”, desabafou o prefeito de Rio Pardo, Rafael Reis Barros.
Publicidade
Na assembleia desta segunda-feira, os prefeitos também decidiram manter, pelo menos até 20 de abril, a suspensão das aulas nas escolas da região.
LEIA MAIS: Pico da doença deve ocorrer nas próximas semanas de abril
Unisc pode testar suspeitas de coronavírus de toda a região
Segundo o presidente do Cisvale, a entidade está em negociação com a Universidade de Santa Cruz do Sul, para que a Unisc teste os casos suspeitos de coronavírus de toda a região. Uma parceria entre a instituição de ensino e a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, com o mesmo objetivo, já foi anunciada. De acordo com a administração de Santa Cruz, os testes devem começar até a segunda semana de abril. Cássio Nunes Soares afirmou que uma reunião entre Cisvale e Unisc deve acontecer nos próximos dias, para negociar a parceria.
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS