Categories: Coronavírus

Prefeitos decidem não entrar com recurso e defendem cogestão

Os prefeitos dos municípios integrantes da Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) votaram por não recorrer da bandeira preta, determinada na sexta-feira, 19, para a região por meio do modelo de distanciamento controlado do governo do Estado.

A questão foi discutida em assembleia na noite deste sábado, 20. De acordo com a assessoria da Amvarp, os prefeitos ouviram embasamentos técnicos do médico infectologista Marcelo Carneiro, da coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mariluci Reis, e da diretora executiva do Cisvale, Lea Vargas, a respeito do agravamento no quadro da doença na região.

Dentre as principais justificativas para não recorrer, está que o momento atual do avanço da Covid-19 na região, de acordo com os especialistas, não permitiria um recurso viável, e que este, muito provavelmente, seria negado pelo governo do Estado.

Publicidade

Também na assembleia, aprovaram uma atualização do plano de cogestão, que será encaminhada ao Estado. Atualmente, o plano não prevê a adaptação da bandeira preta com protocolos de vermelha, e sim apenas de vermelha para laranja e de laranja para amarela.

Foi aprovado ainda, a pedido da prefeita Helena Hermany, uma moção ao governador em defesa do comércio e dos prestadores de serviço, para que não sejam penalizados em caso de bandeira preta.

Publicidade

Cristiano Silva

Cristiano Silva, de 35 anos, é natural de Santa Cruz do Sul, onde se formou, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em 2015. Iniciou a carreira jornalística na Unisc TV, em 2009, onde atuou na produção de matérias e na operação de programação. Após atuar por anos nos setores de comunicação de empresas, em 2013 ingressou no Riovale Jornal, trabalhando nas editorias de Geral, Cultura e Esportes. Em 2015, teve uma passagem pelo jornal Ibiá, de Montenegro. Entre 2016 e 2019, trabalhou como assessor de imprensa na Prefeitura de Novo Cabrais, quando venceu o prêmio Melhores do Ano na categoria Destaque Regional, promovido pelo portal O Correio Digital. Desde março de 2019 trabalha no jornal Gazeta do Sul, inicialmente na editoria de Geral. A partir de 2020 passou a ser editor da editoria de Segurança Pública. Em novembro de 2023 lançou o podcast Papo de Polícia, onde entrevista personalidades da área da segurança. Entre as especializações que já realizou, destacam-se o curso Gestão Digital, Mídias Sociais para Administração Pública, o curso Comunicação Social em Desastres da Defesa Civil, a ação Bombeiro Por Um Dia do 6º Batalhão de Bombeiro Militar, e o curso Sobrevivência Urbana da Polícia Federal.

Share
Published by
Cristiano Silva

This website uses cookies.