Os prefeitos dos municípios integrantes da Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) votaram por não recorrer da bandeira preta, determinada na sexta-feira, 19, para a região por meio do modelo de distanciamento controlado do governo do Estado.
A questão foi discutida em assembleia na noite deste sábado, 20. De acordo com a assessoria da Amvarp, os prefeitos ouviram embasamentos técnicos do médico infectologista Marcelo Carneiro, da coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mariluci Reis, e da diretora executiva do Cisvale, Lea Vargas, a respeito do agravamento no quadro da doença na região.
Dentre as principais justificativas para não recorrer, está que o momento atual do avanço da Covid-19 na região, de acordo com os especialistas, não permitiria um recurso viável, e que este, muito provavelmente, seria negado pelo governo do Estado.
Publicidade
Também na assembleia, aprovaram uma atualização do plano de cogestão, que será encaminhada ao Estado. Atualmente, o plano não prevê a adaptação da bandeira preta com protocolos de vermelha, e sim apenas de vermelha para laranja e de laranja para amarela.
Foi aprovado ainda, a pedido da prefeita Helena Hermany, uma moção ao governador em defesa do comércio e dos prestadores de serviço, para que não sejam penalizados em caso de bandeira preta.
Publicidade