Prefeitos e líderes regionais reuniram-se em Vera Cruz na manhã da última sexta-feira, 21, para discutir o dessassoreamento da bacia hidrográfica do Rio Pardo. O encontro foi proposto pelo senador Luiz Carlos Heinze (Progressistas) e teve motivação a partir dos danos provocados pela enchente de maio, como destruição da mata ciliar e acúmulo de sedimentos e entulhos no leito. O objetivo é encontrar soluções práticas e viáveis, com possibilidade de execução em curto prazo para evitar acontecimentos semelhantes no futuro.
Um dos participantes foi o prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker. A pauta central foi a busca por ações rápidas para amenizar os efeitos das chuvas nos municípios que margeiam o Rio Pardo. Ele destacou que alguns gestores e produtores rurais já estão atuando, mas é preciso um movimento coletivo para alcançar melhores resultados. “É preciso trabalhar de forma conjunta, entre os municípios, para desenvolver um projeto para fazer ações de proteção e dragagem a partir da nova normativa da Fundação Estadual de Proteção Ambiental”, frisou.
LEIA TAMBÉM: “Crises climáticas passarão a ser a nossa professora”, diz jornalista britânica
Publicidade
O assoreamento dos rios, segundo Becker, intensificou-se muito a partir das chuvas históricas de maio. Com toneladas de material depositado, os cursos d’água ficaram mais rasos e com menor capacidade de armazenamento.
Estiveram presentes ainda o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, e a presidente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e prefeita de Sinimbu, Sandra Backes. Petry colocou a instituição à disposição para financiar essas iniciativas e colaborar de outras formas, enquanto Sandra reforçou a importância da união dos prefeitos não apenas na questão do planejamento, mas também para cobrar apoio do Estado e da União.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.