Prefeitos e representantes dos municípios da região expuseram nessa segunda-feira, 4, ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) a preocupação com demora para que os pedidos de melhorias nas rodovias sejam atendidos. Em reunião com os superintendentes regionais de Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul e Cruz Alta, também cobraram que o andamento dos projetos e obras seja mais rápido e tenham prioridade para recebimento dos recursos.
Destacaram que a população necessita das rodovias em condições, pela segurança dos usuários. Ainda reforçaram a importância das vias como ligações comerciais e de escoamento da produção agrícola, bem para o deslocamento de quem busca atendimentos em centros de referência na área da saúde.
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A reunião teve a intermediação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito (PP), com o objetivo de deliberar sobre uma série de pedidos sobre rodovias. O encontro ocorreu na Prefeitura de Arroio do Tigre, tendo como anfitriões o prefeito Marciano Ravanello e o vice Vanderlei Hermes. O parlamentar recebeu prefeitos ou seus representantes de Arroio do Tigre, Sobradinho, Estrela Velha, Jacuizinho, Salto do Jacuí, Lagoa Bonita do Sul, Agudo, Encruzilhada do Sul, Cerro Branco, além de representantes de Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
Cada autoridade usou o espaço para apresentar e relembrar demandas já solicitadas. Pelo Daer, participaram os superintendentes regionais Leonardo do Amaral Ribeiro, de Santa Cruz do Sul; Fabiano Fabrin Secchi, de Cruz Alta; e João Batista Rosa de Almeida, de Cachoeira do Sul. As demandas incluem desde serviços de manutenção das rodovias, como roçadas, desobstrução de canaletas e melhorias nas sinalizações precárias, até a instalação de redutores de velocidade e a alteração de trevos.
A intenção é garantir a segurança de quem trafega e das populações que residem nesses locais, além de obras mais amplas como fresagem, reestruturação de pontes, reconstrução de rodovias e pavimentação de acessos.
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Entre as cobranças estão melhorias e obras em trechos da ERS-400 (iniciando em Candelária e seguindo até Sobradinho); RSC-481 (no trecho pavimentado que vai de Sobradinho a Cruz Alta, e no trajeto não pavimentado que vai de Cerro Branco a Sobradinho); bem como da RSC-153, entre Soledade e Vera Cruz; e da RSC-471, entre Pantano Grande e Encruzilhada do Sul. Também integram a lista de solicitações os acessos asfálticos entre Jacuizinho e Tunas, Ibarama e Agudo, Estrela Velha e Júlio de Castilhos, Lagoão e Barros Cassal e Arroio do Tigre e Tunas.
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Com a apresentação das dificuldades enfrentadas e da necessidade de obras emergenciais, as solicitações serão agora encaminhadas para o governador Eduardo Leite, ao vice-governador Gabriel Souza e ao secretário de Transportes e Logística, Juvir Costella. Os pedidos também serão enviados para o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, o qual se tinha expectativa de participação na reunião dessa seguda-feira.
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Os superintendentes do Daer mencionaram trabalhos que estão em andamento e os que devem ser iniciados, a partir das renovações de contratos. Lembraram que as obras rodoviárias têm vida útil e algumas já extrapolaram esse prazo, sendo necessários trabalhos mais aprofundados, de restauro e reconstrução, como é o caso da RSC-471 e da RSC-153.
Medidas paliativas, a exemplo de tapa-buracos, poderão ser executadas de forma emergencial em razão de questões de segurança, até que empresas que assumam as rodovias deem início aos serviços. Além disso, foi informado na ocasião que os trabalhos deacesso asfáltico entre Segredo e Lagoão estão em andamento, com terraplenagem, drenagem, obras de artes especiais e serviços complementares. As atividades começaram pelo lado de Segredo. Em razão da umidade verificada em trecho da estrada, durante um período as equipes serão realocadas para o lado de Lagoão.
O superintendente regional do Daer em Santa Cruz do Sul, Leonardo do Amaral Ribeiro, disse que a vida útil da RSC-153 praticamente está no fim e não adianta mais realizar tapa-buracos. Por isso, há necessidade do restauro.
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O diretor-geral do Daer comunicou à superintendência que o Estado fez a licitação para a contratação de uma nova empresa. Ao mesmo tempo, Ribeiro disse que uma equipe da autarquia seguirá com o trabalho para tapar as piores crateras até a assinatura do contrato com a vencedora da licitação, para fazer um serviço mais duradouro. Ribeiro informou que não tem conhecimento sobre o início dos trabalhos pela nova empresa, que contemplará também a RSC-471, no eixo sul do corredor de exportação, que liga o Norte do Estado com o Porto de Rio Grande.
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