Em assembleia na manhã dessa sexta-feira, 14, em Santa Cruz do Sul, os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), assinaram a moção regional em favor da repactuação dos repasses do Estado aos hospitais da região. O documento, elaborado pela Comissão Intergestores Regional (CIR) no fim do mês de julho, será agora encaminhado à Secretaria Estadual da Saúde.
Pela proposta, a Prefeitura de Rio Pardo abre mão temporariamente de R$ 340 mil mensais dos recursos recebidos pelo Hospital Regional do Vale do Rio Pardo. O valor, caso o Estado aprove, será destinado aos hospitais Santa Cruz e Ana Nery – cuja situação, diante das atuais dificuldades financeiras das instituições de saúde, foi eleita pelos prefeitos como prioritária neste momento.
Na reunião, a Amvarp acolheu ainda a criação, pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), de um sistema para credenciamento, por meio de edital, de empresas prestadoras de serviço de licenciamento e pareceres ambientais. O objetivo é oferecer serviços ambientais padronizados e com custo reduzido aos municípios integrantes do consórcio na região.
Publicidade
TURISMO
Nesta sexta-feira, a assembleia da Amvarp se uniu ao encontro da Associação do Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), que realizou a entrega dos inventários turísticos às prefeituras associadas à entidade. O projeto executou o levantamento, identificação e registro dos principais atrativos turísticos, assim como dos serviços, equipamentos e infraestrutura de cada município.
A solenidade contou com a presença do secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Estado, Juvir Costella. Ele destacou que, de posse destes dados, os municípios poderão a partir de agora direcionar suas políticas públicas com o foco de atrair mais turistas para a região. Para o presidente da Amvarp, Airton Artus, o diagnóstico possibilita que o Vale do Rio Pardo se conheça melhor aproveite seu potencial. “O turismo é a indústria sem chaminé, por sua importância econômica. Estamos avançando e começando a entender o turismo em seus mais diversos patamares. E hoje damos um passo fundamental com o inventário, que nos desafia a colocar em prática as próximas etapas para o setor.”
Publicidade
This website uses cookies.