ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Prefeito indica nome de Miguel Weiss para farmácia

A inauguração do espaço está marcada para o dia 14 de dezembro

Um farmacêutico conhecido em Monte Alverne, no interior de Santa Cruz do Sul, vai dar nome à farmácia da Prefeitura, que está em fase de conclusão na localidade. O prefeito Telmo Kirst deve encaminhar nos próximos dias à Câmara de Vereadores o projeto de lei que denomina a nova unidade de Miguel Weiss, alemão que se estabeleceu no interior do município nos anos 30. A inauguração do espaço está marcada para o dia 14 de dezembro.

Nascido em 1902, na Alemanha, e batizado inicialmente de Michael Weiss, Miguel veio ao Brasil em 1924 e começou a trabalhar como professor em Porto Alegre. No fim daquela década, mudou-se para o interior de Venâncio Aires, na localidade de Centro Linha Brasil. Em meados de 1930 chegou a Monte Alverne, onde se casou com Helvetia Eggler, filha do médico Pedro Eggler. Passou a trabalhar na farmácia do sogro e, em 1942, abriu a própria empresa.

Publicidade

Filho mais velho de Miguel, Heinz Weiss conta que o pai sempre foi muito ativo na comunidade. “Foi regente de dois corais, foi um dos responsáveis pela chegada da luz elétrica à localidade e também um dos iniciadores do movimento para construir o Hospital de Monte Alverne”, afirma.

Publicidade

Weiss envolvia-se em atividades sociais, como a pequena orquestra da qual foi regente, mas também lutava por melhorias para os moradores. “Ele foi um dos responsáveis pela recuperação de um trecho da estrada principal, após uma erosão causada pelas águas do rio”, comenta Heinz. Na área da saúde, Miguel foi protagonista. Além de abrir uma farmácia e ajudar na construção do hospital, fez um curso prático de anestesista, em razão da falta de profissionais, e passou a supervisionar as transfusões de sangue.
Miguel teve três filhos – Heinz, Rubem e Lya – e oito netos. Passou o resto da vida em Monte Alverne. Foi diagnosticado com um câncer em 1975 e, após oito anos de tratamento, faleceu aos 81 anos.

A nova estrutura
Cerca de R$ 100 mil foram investidos na reforma e na aquisição de mobiliários para a Farmácia Distrital de Monte Alverne. A unidade atenderá usuários dos serviços de saúde das ESFs Pedro Eggler, Linha Monte Alverne, Paredão, Boa Vista e Pinheiral (moradores de Quarta Linha Nova). O funcionamento será de segunda a sexta-feira.

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta