Em sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Arroio do Tigre na terça-feira, 31 de maio, foi aprovado o Projeto de Lei n° 41/2022, que trata de um financiamento para a aquisição de uma área para a instalação do Distrito Industrial no município.
Falando sobre o assunto, esteve participando do Programa Giro Regional desta quarta-feira, 1° de junho, o prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello. Conforme ele, a Casa Legislativa aprovou e autorizou o município a buscar um empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, através do Programa FINISA, um recurso de até 5 milhões de reais. Este financiamento será destinado para a aquisição de uma área e a construção de toda a infraestrutura necessária, como abertura de ruas, pavimentação, energia elétrica, água e esgoto.
Ravanello ressalta que o investimento do município para a infraestrutura é grande, pretendendo finalizar esta parte em um prazo de até 24 meses. “Se Deus quiser até o final do nosso mandato queremos deixar o Distrito em condições de já começar a receber os primeiros empresários do nosso município e também aqueles que queiram vir para cá. A intenção do nosso projeto também é a preocupação que temos com nossos empresários locais, que hoje já demandam um espaço maior para suas atividades. Temos empresários em diversos ramos. Preocupado com isso, o Poder Público está buscando ser parceiro destes investidores”, salientou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Carreata para comemorar as conquistas e a superação
Ravanello também destacou que há praticamente já acertada uma área de 20 hectares, próximo a entrada de Linha Cereja, onde já estão sendo alinhados os detalhes com os proprietários. O local se caracteriza pela facilidade de localização, o qual, conforme o prefeito, é praticamente 100% aproveitável. “Estamos muito otimistas com os encaminhamentos. Nesta semana, praticamente, batemos o martelo na questão de valores e da compra. Agora vamos encaminhar a documentação para a Caixa, para que o mais rápido possível haja a liberação do recurso e que, a partir disso, possamos escriturar a área e começar a fazer toda a parte de infraestrutura”, pontuou.
Quanto ao financiamento que está sendo encaminhando, Ravanello explica que é uma linha de crédito normal, com praticamente a mesma linha de juros de outros, em torno de 10 a 11% ao ano. “É um juro fixo com CDI, que hoje, gira em torno de 10,83% ao ano. Teríamos um prazo de carência de dois anos, que também é o prazo estipulado para a conclusão da obra. Após o término das obras, inicia-se a amortização, com um prazo de oito anos para pagar. São 96 meses que o Município tem para pagar, girando em torno de 50 mil reais mensais. Arroio do Tigre tem totalmente condições de pagar. Por isso nós, com os pés no chão, vamos fazer adesão desse programa, porque é algo viável e possível de acontecer”, enfatizou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Casos de Covid voltam a registrar aumento no Centro-Serra; veja onde vacinar em Santa Cruz
O prefeito agradeceu a Casa Legislativa por atender a urgência do encaminhamento deste projeto, que de forma unânime aprovou o texto apresentado na oportunidade. “Todos foram compreensíveis que é o momento da gente investir nisso. Hoje nosso município tem condições de ter crédito para fazer estes investimentos. Ficamos muito felizes em poder ter o apoio da Câmara de Vereadores, juntamente com o vice-prefeito Vanderlei Hermes. É um investimento ousado. Acredito que é um passo extremamente importante. Até comentei com os vereadores sobre este passo que estamos dando em conjunto. Talvez ficaremos marcados na história por um ato de coragem, de visão de futuro e de empreendimentos que possam mudar a realidade do nosso município”, frisou.
O prefeito destacou também que se reunirá novamente com os vereadores para discutir a maneira de como proceder quanto a disponibilidade de áreas para os futuros empresários nesta área. “Já visitamos outros estados para ver os modelos que são trabalhados. Já temos alguma ideia. Vamos se reunir com os vereadores também para discutir qual será a melhor alternativa de conduzir a seção destes espaços para nossos empresários”, destacou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Ministério da Saúde prorroga campanha nacional de vacinação contra a gripe
Projeto Avícola
Na oportunidade o prefeito também mencionou sobre o Projeto Avícola que está sendo desenvolvido na região. Conforme ele, até o momento, faltam apenas alguns municípios confirmarem o número de inscritos para o Projeto. “Após esta confirmação, vamos repassar à empresa, para então marcar a visita técnica com os mais de 100 agricultores, onde será discutido como vai se dar esse projeto”, salientou.
Conforme Ravanello, até o momento, 124 agricultores estão inscritos, sendo que Tunas lidera com 31 interessados, e Arroio do Tigre com 27. “É um passo importante. Primeiro agradecer o interesse da região. Isso nos ajuda a seguir adiante com o Projeto, tentando assim viabilizar para que isso realmente possa acontecer o mais rápido possível. Além de trazer essa alternativa nova de renda para nossa população”, concluiu o prefeito.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade