Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CRISE

Prefeito de Venâncio Aires cogita romper com a Corsan

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

Prefeito se diz insatisfeito com Corsan e lançou edital para manifestações de empresas

O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), admitiu nessa segunda-feira, 23, a possibilidade de substituir a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) na gestão dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto. A declaração ocorre às vésperas da conclusão do processo de privatização da estatal e em meio a uma onda de reclamações quanto à qualidade da água fornecida no município.

Diante das ocorrências de turbidez alterada, que começaram ainda em dezembro mas se multiplicaram nos últimos dias, a Vigilância Sanitária passou a realizar coletas semanais. As análises do Laboratório Central do Estado (Lacen) indicaram que não há risco para consumo. A Prefeitura, porém, pretende encaminhar coletas também para outros laboratórios especializados.

LEIA TAMBÉM: Divulgado edital com lista de aprovados no concurso da Prefeitura de Venâncio Aires

Publicidade

Conforme Rosa, as queixas inicialmente partiram de regiões específicas, mas na última semana se disseminaram por “praticamente toda a cidade”. Ainda segundo o prefeito, as ações da Corsan para minimizar o problema, que envolvem principalmente expurgos em redes, não vêm sendo suficientes.

Diante da crise e valendo-se de uma prerrogativa aberta pela nova Lei de Licitações, a Prefeitura lançou um edital de chamamento público para receber propostas de empresas para o setor. Embora o contrato com a Corsan só termine em 2035, Rosa confirmou que não descarta escolher uma nova prestadora. “Podemos, sim, trocar, caso se entenda que é necessário. Não estamos nada satisfeitos com o serviço da Corsan.” Em novembro, a Prefeitura multou a empresa em R$ 80 mil por sucessivos casos de desabastecimento e atraso nas ações previstas no contrato.

A companhia foi arrematada em dezembro pela Aegea, maior empresa privada do setor, em um leilão realizado na Bolsa de Valores B3, em São Paulo, por R$ 4,15 bilhões. O contrato, porém, só deve ser assinado em março. Até lá, o Estado ainda precisa superar impasses no Judiciário. “Não vamos esperar esse embate judicial. Vamos trilhar o nosso caminho”, disse. O Ministério Público acompanha o caso.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Após leilão da Corsan, contrato de Santa Cruz fica sob dúvida

Estiagem está por trás dos problemas

A superintendência regional da Corsan vai se reunir nesta quarta-feira, 25, às 10 horas, com o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) para tratar dos problemas na qualidade da água em Venâncio Aires. Conforme o superintendente José Roberto Epstein, a multiplicação nos casos de turbidez alterada se deve a reações químicas que ocorrem nas redes de distribuição.

LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires intensifica medidas para economia de água

Publicidade

Em função da estiagem e das temperaturas elevadas, a água bruta captada pela Corsan apresenta uma concentração maior de matéria orgânica, o que exige a adoção de medidas como aumento de cloração ou adição de carvão ativado. Desse modo, há desprendimento de manganês nas tubulações. Segundo ele, porém, isso não compromete a potabilidade de água entregue nas residências.

Ainda conforme Epstein, as situações se disseminaram nos últimos dias devido a uma queda no fornecimento de energia, que durou sete horas no sábado e afetou o abastecimento em toda a cidade, exceto as regiões atendidas por poços artesianos. “Estamos agindo para minimizar as ocorrências”, disse.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.