ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Prefeito cobra explicações do IPE sobre alta nas alíquotas de planos de saúde dos servidores

O prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer, e o diretor do Departamento de Atividades Administrativas da Prefeitura, Edenir Buligon viajaram nessa quinta-feira, 4, a Porto Alegre. Na ocasião, estiveram reunidos com o presidente do IPE, José Guilherme Kliemann, oportunidade em que questionaram o expressivo aumento das alíquotas do IPE Saúde, visto que em 2013 eram pagos 13,2% e em 2021 o índice chegou a 37,10%.

O prefeito explicou o quanto este acréscimo compromete os servidores municipais, que arcam com uma alíquota de 22,69% e a Prefeitura mais 14,41%. Mayerhofer esclareceu que este percentual é extremamente alto, motivando muitos servidores a optarem pelo cancelamento do plano de saúde. Dessa forma, solicitou que o Instituto de Previdência reveja esse percentual, bem como apresente os motivos que acarretaram neste aumento exorbitante da alíquota nos últimos anos. Na oportunidade, o presidente do IPE se comprometeu a encaminhar para a Prefeitura um relatório com todos os gastos do município, possibilitando assim uma avaliação e posterior busca pela redução já para o próximo ano.

Publicidade

LEIA MAIS: IPE Saúde oferece mamografias gratuitas a partir do dia 15

Publicidade

No Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) foram recebidos pelo diretor-geral, engenheiro civil Luciano Faustino. Juntamente com os prefeitos de Lagoa Bonita do Sul, Luiz Francisco Fagundes, e de Cerro Branco, Edson Joel Lawall, os representantes de Sobradinho solicitaram a recuperação da estrada que liga Sobradinho a Cerro Branco, que, segundo eles, está em péssimas condições de tráfego.

Na ocasião, os prefeitos se colocaram à disposição para auxiliar com o maquinário das Prefeituras, para a recuperação deste trecho o mais brevemente possível. O Daer respondeu aos prefeitos que há uma recuperação da estrada prevista para os próximos dias, com serviço a ser executado por uma empresa terceirizada. No entanto, se a programação não se confirmar, o convênio com as prefeituras pode ser efetivado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Convênio com IPE Saúde amplia atendimento em otorrino no Hospital Monte Alverne

Publicidade

Os representantes de Sobradinho também solicitaram uma definição por parte do departamento em relação ao pedido feito, há algum tempo, para a instalação de lombadas na ERS-400 e RSC-481, a fim de evitar acidentes. Segundo a Prefeitura, muitas ocorrências já foram registradas no local, inclusive fatais. Ainda em reunião, cobraram uma posição do Daer sobre o requerimento feito pelo município para a modificação dos trevos de acesso à cidade. O órgão informou que já fez um estudo e que na próxima semana deverá vir a Sobradinho um engenheiro de Cachoeira do Sul, para fornecer mais detalhes em relação à alteração nos trevos, onde também já ocorreram diversos acidentes.

LEIA MAIS: IPE Saúde anuncia repasse de R$ 30 milhões a hospitais

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta