Uma reunião realizada nesta quinta-feira, 19, no Palacinho, entre a prefeita Helena Hermany e representantes do Rapidinho, serviu para aparar arestas em relação ao fim do convênio do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) para a gestão do estacionamento rotativo pago. Houve avanço nas perspectivas da manutenção do emprego das 50 funcionárias atualmente contratadas para o serviço.
Conforme a colaboradora do Consepro, Daiane Bastos, o resultado da conversa foi positivo. Segundo ela, empregos serão garantidos para as atuais funcionárias na empresa vencedora da licitação. “Nosso pessoal será recolocado na empresa que assumir após a licitação. Esperamos que saia logo. O que queríamos é o emprego garantido para pagar as contas no fim do mês”, destacou. “Vamos seguir atuando no Consepro até a empresa vencedora da licitação ser anunciada”, complementou.
LEIA MAIS: Prefeita Helena vai receber funcionárias do Rapidinho nesta quinta-feira
Publicidade
Os contratos serão mantidos e as colaboradoras que não forem absorvidas pela nova empresa deverão ser encaminhadas à outras oportunidades no mercado de trabalho. De acordo com Daiane, o diálogo com a prefeita Helena trouxe alívio às famílias. “Chegamos com um pinguinho de esperança, mas agora recebemos o apoio necessário do Executivo. Era o que a gente precisava”, sublinhou. O presidente do Consepro, Guido Hermes, esteve presente no encontro.
A prefeita Helena Hermany afirmou que conseguiu dar tranquilidade às colaboradoras. “Alguns estão neste trabalho há 12 anos. Tem essa convivência entre elas. Vamos nos esforçar para que a empresa vencedora da licitação as mantenha”, enfatizou. Caso alguma das funcionárias atuais não seja admitida na nova empresa, a Prefeitura vai se empenhar para recolocá-las em outros empregos. “Pedi que elas façam os currículos com o maior número de informações possíveis, inclusive direcionando as preferências para trabalhar. Já estamos fazendo contato com algumas empresas. Até para que elas façam cursos de qualificação”, explicou.
LEIA MAIS: VÍDEO E FOTOS: funcionárias do Rapidinho protestam contra licitação em Santa Cruz
Publicidade
Segundo o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Everton Oltramari, a maior preocupação sempre foi com as colaboradoras, desde a confirmação que seria necessário fazer uma licitação para o serviço. “Temos o compromisso de ampará-las. A Prefeitura vai se envolver diretamente nisso, juntamente com o secretário Márcio Farias Martins, do Desenvolvimento Econômico e Turismo. A licitação deve demorar seis meses e até lá, elas vão seguir atuando no Rapidinho”, afirmou.
A Procuradoria-Geral do Município esteve presente por meio dos procuradores Ricardo Scherer e Rogério Moura Pinheiro Machado. No edital, não é possível inserir uma cláusula para obrigar a empresa vencedora a contratar as atuais funcionárias. A assessoria de imprensa da Prefeitura emitiu uma nota oficial sobre o assunto, no fim da tarde desta quinta-feira. Leia na íntegra:
Em reunião com funcionárias do Rapidinho na tarde desta quinta-feira, 19, a Administração Municipal informou a decisão de prorrogar o atual convênio com o Consepro, que venceria em outubro, até a futura empresa que vencer a licitação assumir a operação do estacionamento rotativo pago.
Assim, os empregos devem ser garantidos por pelo menos mais seis meses, período mínimo estimado para todo o processo licitatório. A medida agradou a todos os presentes.
Junto com sua equipe de governo, a prefeita Helena Hermany novamente comprometeu-se a auxiliar com a realocação das 50 funcionárias do Rapidinho no mercado de trabalho ao final do contrato, seja na empresa que vencer a licitação ou em outras da cidade. O Município também irá proporcionar cursos de qualificação profissional.
A Prefeitura reitera que o estacionamento rotativo pago seguirá funcionando normalmente até a nova empresa assumir a operação, e que irá intensificar ações de fiscalização para combater a inadimplência dos usuários do serviço.
Publicidade
Município de Santa Cruz do Sul
LEIA MAIS: Prefeitura afirma que não haverá prejuízos à Segurança Pública com concessão do Rapidinho
Publicidade