Categories: Santa Cruz do Sul

Prefeita pretende criar centro para autistas e pessoas com deficiência

Santa Cruz do Sul deve contar, ainda neste ano, com um centro municipal de atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). O anúncio foi feito pela prefeita Helena Hermany (Progressistas), durante sessão pública na Câmara de Vereadores, na tarde desta segunda-feira, 4. A reunião marcou a passagem do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado anualmente em 2 de abril. O encontro foi proposto pelo vereador Bruno Faller (PDT).

A prefeita lembrou de quando, ainda nos anos 1990, trabalhou para a criação do Centro Ocupacional de Deficientes de Santa Cruz do Sul (CODESC), atualmente transformado no Centro-Dia, sensibilizada pela situação em que encontrou muitas pessoas com necessidades especiais. A mobilização de Helena em torno da questão seguiu e, durante a gestão dela à frente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), ocorreu a confirmação da implantação do Centro Regional de Referência ao Autismo, através de convênio com o governo do Estado.

Conforme Helena, o local irá dispor de espaço e profissionais habilitados para atendimento aos portadores de autismo. A prefeita salientou a importância de seguir promovendo iniciativas que contribuam para a inclusão e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com TEA e portadores de deficiência. Ela anunciou a intenção do município de construir um centro de acolhimento municipal, na área recuperada onde ficava a Escola Normal Rural Murilo Braga de Carvalho. “Estamos trabalhando neste sentido. Queremos desenvolver um trabalho com as pessoas e suas famílias”, defendeu.

Publicidade

LEIA MAIS: Caminhada marca o Dia Mundial do Autismo

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.