Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

REGIÃO

Prefeita de Sinimbu articula para minimizar possíveis reduções do FPM

Reunião sobre a possível perda de recursos nos Municípios com a redução do FPM após a realização do Censo Demográfico, foi realizada nessa segunda-feira, 17

A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, está em Brasília participando das articulações da semana municipalista, na sede da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Na tarde dessa segunda-feira, 17, uma reunião sobre a possível perda de recursos nos municípios com a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) após a realização do Censo, marcou o primeiro ato da mobilização, que está reunindo cerca de 200 gestores municipais. 

Durante a reunião, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, juntamente com os gestores municipais, debateu uma proposta que será apresentada como Projeto de Lei Complementar ao Congresso Nacional. A sugestão encabeçada pela CNM é que, no caso de a contagem de habitantes apontar que a população desses municípios foi reduzida, a redução no repasse do FPM seja gradual durante 10 anos.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Sinimbu recebe inscrições para castração de cães e gatos

Publicidade

Sandra lembra que o Sinimbu busca, desde 2017, evitar a queda no repasse de recursos do FPM. No atual formato de distribuição dos recursos, com a realização do Censo, Sinimbu deve perder cerca de R$ 3 milhões por ano.

Mobilização dos municípios continua

A Mobilização Municipalista da CNM continuou nessa terça-feira, 18, tendo como pauta o piso da enfermagem e a criação de encargos para os municípios. Conforme Ziulkoski, serão reivindicados pelos gestores municipais junto ao Congresso Nacional a proposta de ampliação em 1,5% do FPM no mês de março, visando suprir os custos com o piso da enfermagem, que, por ora, está com o pagamento suspenso por decisão do Supremo Tribunal Federal.

LEIA TAMBÉM: Posto de Saúde de Sinimbu faz procedimentos ambulatoriais

Publicidade

Outra proposta é a PEC 122/2015, que proíbe a criação de encargos para os entes sem a devida previsão orçamentária. A análise da proposta foi concluída em 14 de julho e a CNM aguarda a promulgação pelo Congresso. Uma carta com as pautas municipalistas foi entregue aos candidatos à presidência Jair Messias Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira, às 15 horas, durante audiência no Palácio do Planalto.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.