Política

Prefeita de Santa Cruz sanciona lei que transformará município em polo audiovisual

O público da segunda noite do 5º Festival Santa Cruz de Cinema testemunhou a oficialização de um importante ato para a cultura e a economia do município. A prefeita Helena Hermany sancionou, na noite desta terça-feira, 25, a lei 9.098, que cria a Film Commission no município.

A iniciativa, já existente em cidades como Ribeirão Preto, Garibaldi, Santos e Bento Gonçalves, e estados como São Paulo, Minas Gerais, Amazonas e Rio de Janeiro, busca atrair a realização de obras audiovisuais para, com isso, movimentar a economia local. A Film Commission é uma comissão que vai atuar como um facilitador para a captação de produções como comerciais, séries, filmes, novelas e outras obras do gênero.

LEIA TAMBÉM: Câmara aprova criação de órgão para fomento do cinema

Publicidade

A prefeita Helena destacou o impacto positivo que a cidade causa aos visitantes, lembrando as recentes manifestações elogiosas nas redes sociais de artistas nacionais após apresentações na 37ª Oktoberfest. “Trazer atores, diretores e equipes para cá pode gerar um excelente retorno”, avaliou. A prefeita também enfatizou que a menção ao apoio de cidades e países a produções cinematográficas, exibida nos créditos finais de filmes, já havia chamado a atenção dela. “Santa Cruz do Sul tem paisagens e cenários dignos dos filmes mais bonitos do mundo. Tem produtoras de grande qualidade, um curso de Produção Audiovisual aqui na Unisc, assim como muita gente talentosa que escolheu a cidade pra morar”, declarou.

Helena aposta que a iniciativa trará muitos frutos para a indústria do audiovisual local e para a cidade. “Queremos exibir nas telas da TV e do cinema que viver aqui é bom demais. Mas, mais do que isso, que temos aqui pessoas competentes, criativas e trabalhadoras”, finalizou.

LEIA TAMBÉM: Mostra competitiva do Festival Santa Cruz de Cinema já começou

Publicidade

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcio Martins, saudou a sanção da lei como uma oportunidade para o estabelecimento de um novo setor produtivo em Santa Cruz do Sul. “Somos uma cidade de lindas paisagens, muito bem urbanizada, com mão de obra e um grande potencial para sediar produções audiovisuais. A Film Commission pode nos garantir um novo ciclo de desenvolvimento, com impactos no turismo, nos empreendimentos locais e na geração de emprego”, avaliou.

Para Diego Tafarel, produtor audiovisual e um dos organizadores do Festival Santa Cruz de Cinema, a instituição da Film Commission é uma importante ferramenta de desenvolvimento. Conforme Tafarel, o trabalho da comissão, promovendo as belezas e estrutura do município, é capaz de atrair a atenção de produtores audiovisuais para que realizem as obras aqui. “Isso vai fazer, com certeza, com que, num período de médio a longo prazo, a gente se torne uma cidade referência no Estado e no Brasil para receber grandes produções. Automaticamente, isso vai gerar emprego e renda, com desenvolvimento econômico, turístico e cultural”, projetou.

LEIA TAMBÉM: Festival Santa Cruz de Cinema: olhares, risos e emoções daqui

Publicidade

A partir da instituição oficial, a Prefeitura deverá avaliar se a Film Commission funcionará através de parceria público-privada, como empresa selecionada por licitação ou um escritório na Administração Municipal.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.