Esportes

Prefeita de Paris mergulha no Rio Sena para comprovar qualidade da água antes da Olimpíada

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, cumpriu a promessa nesta quarta-feira, 17, e deu um mergulho no Sena, rio com longo histórico de poluição, mas que vem recebendo tratamento nos últimos anos para receber provas da Olimpíada. Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 vão começar no dia 26, sexta-feira da próxima semana.

Vestida com roupa de neoprene e usando óculos de natação, Hidalgo mergulhou no rio perto da imponente prefeitura, do seu escritório e da Catedral de Notre Dame. Ela foi acompanhada pelo chefe do Comitê Organizador dos Jogos, Tony Estanguet, e por Marc Guillaume, um dos principais assessores da prefeita, que também mergulharam no rio.

LEIA MAIS: Brasil fecha delegação com 277 atletas nos Jogos Olímpicos Paris 2024

Publicidade

“O Sena é maravilhoso”, disse Hidalgo, ainda na água. “A água está muito, muito boa. Um pouco fria, mas não está ruim.” Ela também disse que viveu “um sonho” ao mergulhar no rio e disse ter feito um “testemunho do trabalho duro (da prefeitura)”. Eles nadaram rio abaixo por cerca de 100 metros, alternando entre crawl e nado peito. “Depois de vinte anos praticando esportes no rio, acho admirável que estejamos tentando limpá-lo”, disse Estanguet, que tem três medalhas de ouro olímpicas na canoagem.

O mesmo gesto já havia sido feito pela ministra francesa do Esporte, Amélie Oudéa-Castéra, no sábado. Nos dois casos, as autoridades políticas de Paris e da França tentam comprovar que o rio conta com uma qualidade de água adequada para receber a prova de águas abertas e também a parte da natação do triatlo durante a Olimpíada.

LEIA MAIS: Eleno Hausmann está de malas prontas para os Jogos Olímpicos

Publicidade

Nadar no Rio Sena foi proibido há mais de um século. Desde 2015, os organizadores investiram US$ 1,5 bilhão para preparar o Sena para os Jogos Olímpicos e para garantir que os parisienses tenham um rio mais limpo após o evento esportivo. O plano incluía a construção de uma gigantesco tanque subterrânea de armazenamento de água no centro de Paris, a renovação da infraestrutura de esgotos e a modernização das estações de tratamento de águas residuais.

Originalmente planejada para junho, o mergulho de Hidalgo na água foi adiada devido às eleições parlamentares antecipadas na França. Na data inicial, a hashtag “jechiedanslaSeine” (“Estou fazendo cocô no Sena”) virou tendência nas redes sociais.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTE

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.