No mesmo local onde foi lançada a semente da assistência médica há quase um século, o distrito de Monte Alverne receberá um importante avanço na área da saúde. Neste sábado, 14, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, assinará o projeto para reforma e instalação do ESF Dr. Pedro Eggler. A cerimônia acontece às 11h30 com a presença do Prefeito Telmo Kirst, autoridades municipais e líderes da comunidade.
Levando o nome do precursor das atividades de medicina no distrito, o médico suíço Dr. Pedro Eggler, o posto da Estratégia de Saúde da Família será instalado no prédio que abrigou o primeiro hospital da localidade. Construído em 1929 por Eggler, o imóvel de dois andares passará por reformas e ampliações que serão executadas em parceria entre a Prefeitura e o Hospital Beneficente Monte Alverne.
As obras iniciam já na próxima semana. Locado pelo município, a ampliação do prédio será executada pelo hospital. “Conseguimos uma ótima parceria dentro da comunidade para realizar a obra, que será custeada posteriormente com o valor do aluguel que receberemos”, frisa o presidente do Hospital Monte Alverne, Lauri Storch. Para a Prefeitura, ficarão as adequações no espaço antigo para receber o ESF.
Publicidade
O local de 280 metros quadrados será composto por consultórios e diversas salas e espaços de multiuso para acomodar a equipe que é composta por médico, enfermeira, técnicas de enfermagem e agentes de saúde. “Com a implantação do ESF conseguiremos ampliar o trabalho de atendimento, executando a prevenção e promoção da saúde”, explica a enfermeira coordenadora, Josiane Gass.
O espaço se tornará referência em Atenção Básica para os moradores do terceiro distrito e regiões vizinhas. Além dos atendimentos e orientações sobre as mais diversas questões de saúde, serão realizados trabalhos educativos com grupos, reuniões com a comunidade, acompanhamentos de gestantes e muitas outras atividades. “Com a equipe completa, vamos trabalhar para formar um vínculo do ESF com a comunidade”, destaca a enfermeira.
Para o secretário de Saúde, Henrique Hermany, trata-se de um marco histórico e importante. “Estamos avançando em atenção básica em saúde também no interior do município, cumprindo uma meta do Prefeito Telmo em dobrar o número de ESFs e, ao mesmo tempo, valorizando a história pois, sem os precursores como Dr. Pedro Eggler, não teríamos chegado até aqui”.
Publicidade
This website uses cookies.