Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PAISAGEM URBANA

Prédio histórico da ACI ganha suas cores originais

Foto: Rodrigo Assmann

Esquina: casa é um exemplo da típica residência santa-cruzense do início do século 20

O patrimônio arquitetônico de Santa Cruz do Sul vai receber uma importante contribuição à preservação do seu acervo e da memória. Iniciaram-se as obras de revitalização do prédio que sediou a primeira entidade empresarial do município, a Associação Comercial e Industrial (ACI). Localizado na esquina das ruas Venâncio Aires com Júlio de Castilhos, o prédio histórico fica ao lado da sede da centenária entidade, que completará 105 anos em janeiro de 2023.

O local teve várias ocupações comerciais ao longo dos anos e foi a sede do escritório regional do Sebrae/RS, de 2009 a 2019. Após a conclusão do processo de revitalização para resgatar as características originais de seu estilo arquitetônico, o prédio será novamente colocado à disposição para locação.

LEIA TAMBÉM: Entenda por que investir na região gera mais emprego e renda

Publicidade

O trabalho contou com a orientação do arquiteto Ronaldo Wink, especialmente quanto à escolha das cores da pintura. “A cor anterior era muito escura. Sugerimos uma opção mais clara, um tom de marrom quase fendi, muito próximo da cor usada nos prédios dessa época, com os detalhes das esquadrias em branco”, explica.

A edificação é um dos poucos exemplares que restam da típica casa santa-cruzense do início do século 20, onde havia a moradia e um frontão voltado para a rua, com um sótão aproveitável. Segundo o arquiteto, talvez ainda existam na cidade dois ou três prédios com essas características, além deste da ACI. “A decisão da entidade de preservar e manter as cores mais próximas do original é um gesto louvável em favor da história e da arquitetura de Santa Cruz”, ressalta Wink.

A casa já estava edificada no terreno que foi adquirido pela ACI, em 1951, durante a gestão de Ricardo Scherer. À época, a entidade planejava a construção de um imponente prédio de quatro andares. Enquanto as obras estavam em andamento, a casa sediou as atividades da ACI.

Publicidade

No entanto, por questões financeiras, somente uma parte do projeto pôde ser concluída, e a casa acabou preservada. As obras do prédio atual da entidade iniciaram-se na gestão de Edmundo Hoppe (1953-1959) e foram concluídas durante a gestão de Erni José Kip-per (1970-1971).

LEIA TAMBÉM: Saiba mais sobre o movimento “Comprar aqui é bom demais”

Outras mudanças

O prédio da entidade também passará por obras de revitalização a partir de janeiro de 2023. Conforme o presidente da ACI, Cesar Cechinato, as obras, tanto a do prédio como a da casa histórica, são necessárias para preservar as edificações. No caso do prédio, a ideia é fazer melhor aproveitamento da parte térrea, que possui um grande espaço interno, hoje ocioso para as atividades da associação, com a finalidade de disponibilizá-lo para locação.

Publicidade

“A área hoje ocupada pela secretaria pode facilmente abrigar uma grande loja, por exemplo. Inclusive dispondo de um amplo local para estacionamento, em pleno centro da cidade”, ressalta. Com o início das obras, as atividades da Secretaria da ACI serão transferidas para as salas do segundo piso. A locação comercial dos dois espaços é uma das metas da gestão atual.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.