Regional

Prédio do CVT de Venâncio Aires está pronto, mas sem previsão de uso

Depois de anos em construção, o prédio do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da Proteína Animal se tornou um “elefante branco” em Venâncio Aires. Isso porque a obra foi feita com recursos de um programa federal, que também seria responsável por mobiliar e equipar as instalações antes da abertura. O projeto, contudo, foi encerrado e não há previsão de retomada das atividades. Agora, a Prefeitura estuda o que fará com a edificação, localizada em Linha Ponte Queimada, no interior do município.

Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann, o CVT era um programa do governo federal que foi extinto. O prédio foi construído, mas na hora de equipar o laboratório não houve mais liberação de recursos. O Município agora busca uma forma de utilizar o espaço, que está vazio. Não há previsão de novos recursos federais para aparelhamento, implantação e manutenção da estrutura que foi erguida.

LEIA MAIS: Centro Vocacional Tecnológico de Venâncio Aires segue sem prazo para funcionar

Publicidade

A construção enfrentou uma série de problemas e se estendeu por vários anos. Os trabalhos começaram em 2021 e tinham um custo estimado de R$ 622 mil. Atrasos em pagamentos por parte do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação à Invicta Construtora, contudo, atrasaram e encareceram a obra, que ultrapassou os R$ 733 mil.

O prédio tem saguão, sala de administração, dois banheiros, depósito, três laboratórios, calçamento e área de circulação, com cerca de 312 metros quadrados de área construída. O objetivo do CVT era abrigar cursos e pesquisas que pudessem auxiliar no desenvolvimento de produções a partir da proteína animal, como leite, gado de corte, aves, suínos, ovinos, peixes e mel.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.