Quem passou pelo centro de Santa Cruz do Sul nos últimos dias, mais especificamente nas cercanias da Praça da Bandeira, percebeu que o prédio do antigo Fórum, na Rua Tenente Coronel Brito, esquina com a Borges de Medeiros, está passando por intervenções. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, profissionais estão realizando uma limpeza e restaurando a pintura da fachada.
LEIA MAIS: Prédio do antigo Fórum de Santa Cruz vai abrigar o Museu do Fumo
A última utilização do imóvel foi em 2019, quando abrigou a central do Mapa da Cidade. Anteriormente, foi sede da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão. O prédio histórico continua fechado e sem a presença de público.
Publicidade
No mês passado, o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Elstor Desbessell, informou no programa Sala do Cafezinho, da Rádio Gazeta FM 107,9, que a Prefeitura trabalhava no projeto do Museu do Tabaco para o local. Entretanto, a assessoria confirmou à Gazeta que o real uso do imóvel ainda encontra-se em estudo junto à administração municipal.
LEIA MAIS: Prefeitura pretende transformar prédio do antigo Fórum em museu até 2024
O prédio do antigo Fórum de Santa Cruz integra o patrimônio arquitetônico municipal e é tombado como patrimônio histórico do Rio Grande do Sul desde 2002, sendo avaliado em R$ 1,8 milhão. O imóvel foi a sede do Colégio Distrital, instalado em 1903, mesmo ano da inauguração da edificação. A construção também abrigou temporariamente o Colégio Mauá.
Publicidade
Posteriormente, o prédio foi usado pelo Fórum de Santa Cruz do Sul até 2002, quando houve a inauguração do atual endereço. Em 2003, após a recuperação do local, foi instalada a Secretaria Municipal de Planejamento, que permaneceu no imóvel até 2019. Edificado em estilo eclético, o prédio conta com três pavimentos: porão, térreo e segundo andar.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade
This website uses cookies.