Rio Pardo

Prédio da antiga Prefeitura de Rio Pardo será recuperado; veja mais sobre a obra

O primeiro prédio que abrigou a Prefeitura de Rio Pardo vai ser recuperado e deve se tornar um ambiente para acolhimento de visitantes, com a instalação de uma cafeteria no porão. Além disso, a ideia é colocar o gabinete do prefeito no local, assim como o acervo histórico e documentos da cidade.  A apresentação do projeto de requalificação e restauração ocorreu na manhã dessa segunda-feira, 15, no Centro Regional de Cultura. O público também pôde conhecer detalhes das obras que são realizadas na Rua Almirante Alexandrino e de revitalização da Praça da Matriz, que deve iniciar em breve.

A responsável pelo restauro da antiga Prefeitura, a arquiteta Vera Schultze, de 67 anos, ressaltou que o prédio está sem manutenção e apresenta problemas graves de conservação, com infiltrações no telhado. O fato teria danificado a estrutura interna do segundo andar, causando risco de desabamento. “Em 2016, fiz um estudo de patologias e constatei que o local não oferece segurança.” O projeto estrutural foi feito pelo engenheiro Rodrigo Witt.

LEIA TAMBÉM: Justiça dá prazo para Prefeitura informar sobre obras na Rua Almirante Alexandrino

Publicidade

O prédio, situado na esquina das ruas da Ladeira e Andrade Neves, foi construído no século 19, datado no ano de 1851. A edificação abrigou o Hotel Brasil e em 1904 foi adaptada para funcionar como Intendência Municipal. Secretarias do Executivo também tiveram atividades no espaço. A Emater foi o último serviço a atuar lá. 

Plano é recuperar a estrutura para que receba setores como o gabinete do prefeito e o acervo histórico, além de uma cafeteria no porão | Foto: Alencar da Rosa

O prefeito Rogério Monteiro destacou que os recursos são provenientes do orçamento do Executivo. “Será investido em torno de R$ 1,5 milhão. É um dinheiro que economizamos para isso.” Conforme ele, a utilização do valor não vai impactar outras áreas, como saúde e educação. “Cada setor tem um valor específico de investimentos.” Após ser licitada, a obra deve ser finalizada em um prazo de dez meses.

LEIA TAMBÉM: Ação do Ministério Público pede a suspensão de obras em Rio Pardo

Publicidade

O que será feito

  • A arquiteta Vera Schultze detalhou que no primeiro pavimento a estrutura vai abrigar o acervo histórico da cidade, como livros e documentos que têm ampla procura de pesquisadores e estudantes. Haverá espaço para pesquisas, atendimento aos visitantes, memorial da cidade, espaço do artesão e sanitários.
  • O segundo piso será destinado à recepção da população, com a volta do gabinete do prefeito. Além da escada, um elevador panorâmico deve ser instalado para melhorar a acessibilidade.
  • Quanto ao porão – espaço comum encontrado nas edificações de Rio Pardo – a proposta prevê recuperação para inserção de uma cafeteria moderna, com mesas e cozinha na área interna. As estruturas da parte externa do pátio devem abrigar uma parte do café e sanitários. O pátio receberá paisagismo para sediar apresentações artísticas.
  • A expectativa de Vera é de que as obras comecem ainda neste semestre. “A parte mais crítica do prédio é o telhado. Já as paredes externas e as fundações estão mais conservadas.” Desde que o local ficou sem utilização, não foram realizadas reformas. Em 1910, a edificação recebeu uma de suas maiores intervenções de melhorias.
Imagem de como deverá ficar a edificação após receber as melhorias previstas

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIO PARDO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.