O primeiro prédio que abrigou a Prefeitura de Rio Pardo vai ser recuperado e deve se tornar um ambiente para acolhimento de visitantes, com a instalação de uma cafeteria no porão. Além disso, a ideia é colocar o gabinete do prefeito no local, assim como o acervo histórico e documentos da cidade. A apresentação do projeto de requalificação e restauração ocorreu na manhã dessa segunda-feira, 15, no Centro Regional de Cultura. O público também pôde conhecer detalhes das obras que são realizadas na Rua Almirante Alexandrino e de revitalização da Praça da Matriz, que deve iniciar em breve.
A responsável pelo restauro da antiga Prefeitura, a arquiteta Vera Schultze, de 67 anos, ressaltou que o prédio está sem manutenção e apresenta problemas graves de conservação, com infiltrações no telhado. O fato teria danificado a estrutura interna do segundo andar, causando risco de desabamento. “Em 2016, fiz um estudo de patologias e constatei que o local não oferece segurança.” O projeto estrutural foi feito pelo engenheiro Rodrigo Witt.
LEIA TAMBÉM: Justiça dá prazo para Prefeitura informar sobre obras na Rua Almirante Alexandrino
Publicidade
O prédio, situado na esquina das ruas da Ladeira e Andrade Neves, foi construído no século 19, datado no ano de 1851. A edificação abrigou o Hotel Brasil e em 1904 foi adaptada para funcionar como Intendência Municipal. Secretarias do Executivo também tiveram atividades no espaço. A Emater foi o último serviço a atuar lá.
O prefeito Rogério Monteiro destacou que os recursos são provenientes do orçamento do Executivo. “Será investido em torno de R$ 1,5 milhão. É um dinheiro que economizamos para isso.” Conforme ele, a utilização do valor não vai impactar outras áreas, como saúde e educação. “Cada setor tem um valor específico de investimentos.” Após ser licitada, a obra deve ser finalizada em um prazo de dez meses.
LEIA TAMBÉM: Ação do Ministério Público pede a suspensão de obras em Rio Pardo
Publicidade
O que será feito
- A arquiteta Vera Schultze detalhou que no primeiro pavimento a estrutura vai abrigar o acervo histórico da cidade, como livros e documentos que têm ampla procura de pesquisadores e estudantes. Haverá espaço para pesquisas, atendimento aos visitantes, memorial da cidade, espaço do artesão e sanitários.
- O segundo piso será destinado à recepção da população, com a volta do gabinete do prefeito. Além da escada, um elevador panorâmico deve ser instalado para melhorar a acessibilidade.
- Quanto ao porão – espaço comum encontrado nas edificações de Rio Pardo – a proposta prevê recuperação para inserção de uma cafeteria moderna, com mesas e cozinha na área interna. As estruturas da parte externa do pátio devem abrigar uma parte do café e sanitários. O pátio receberá paisagismo para sediar apresentações artísticas.
- A expectativa de Vera é de que as obras comecem ainda neste semestre. “A parte mais crítica do prédio é o telhado. Já as paredes externas e as fundações estão mais conservadas.” Desde que o local ficou sem utilização, não foram realizadas reformas. Em 1910, a edificação recebeu uma de suas maiores intervenções de melhorias.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIO PARDO
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade