Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

no Centro

Prédio da antiga Prefeitura de Rio Pardo passará por restauração

Foto: Rodrigo Assmann

Edificação localizada na esquina da Rua General Andrade Neves com a Rua da Ladeira receberá investimento de R$ 1,6 milhão

O prefeito de Rio Pardo, Rogério Monteiro, assinou na manhã de sexta-feira o termo de início das obras de restauração do prédio da antiga Prefeitura. A edificação tem 174 anos e está localizada na esquina das ruas General Andrade Neves e Júlio de Castilhos (Rua da Ladeira), no Centro, e encontra-se em precário estado de conservação. O valor de R$ 1,6 milhão, dos cofres do Município, será investido para a reforma completa dos dois pavimentos e ainda modificações no porão.

Conforme o projeto, elaborado pela arquiteta Vera Schultze, a parte externa e o interior serão preservados na forma original. As intervenções, contudo, serão complexas tendo em vista a idade do prédio e as técnicas de construção empregadas na época.

LEIA TAMBÉM: Superior Tribunal de Justiça mantém a suspensão das obras no calçadão de Rio Pardo

Publicidade

“Não é como se faz hoje, com ferros, argamassa e cimento. Trata-se de uma estrutura com muita pedra, barro e madeira”, afirma. Vera observa que há muitas partes independentes e a remoção de uma delas pode provocar problemas nas demais.

Depois de pronto, o objetivo é que o gabinete do prefeito seja transferido ao primeiro pavimento, juntamente com a assessoria de comunicação e outros setores. No andar superior deverá ficar o Arquivo Histórico de Rio Pardo. “Não será um museu, mas um memorial da cidade”, detalha Vera. A maior modificação, contudo, será no porão. O espaço será ampliado para receber uma cafeteria moderna, bem como um ambiente onde os artesãos poderão vender seus produtos. Do lado de fora, haverá jardim com mesas e cadeiras.

Do outro lado da Rua da Ladeira, o antigo Solar dos Panatieri está em processo de conclusão da reforma e vai abrigar um restaurante. Em frente à antiga Prefeitura, um casarão pertencente à família Wünderlich também foi revitalizado.

Publicidade

Vera Schultze é a responsável pelo projeto que vai restaurar o prédio de 174 anos

Vera Schultze lembra que essas conquistas são resultado de um movimento que começou nos anos 1980, com o propósito de preservar as construções históricas. “O Brasil, e também Rio Pardo, viviam um período de negação do antigo e queriam renovar para mostrar que eram desenvolvidos”, explica.

O prefeito Rogério Monteiro revelou que a ideia do restauro surgiu a partir de conversas com os secretários durante as viagens oficiais. Por ter mais de 170 anos de história, além de grande valor arquitetônico, a antiga Prefeitura foi escolhida. “Temos certeza de que daqui a um ano estaremos entregando um prédio totalmente revitalizado para a sociedade”, ressalta.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Projeto reúne histórias das famílias alemãs em livros

A reforma será executada pela Kadu Construções e Empreendimentos Ltda., de Cachoeirinha. A empresa é especializada nesse tipo de serviço e já restaurou vários prédios em Pelotas. A previsão de conclusão é de um ano e meio a contar desta segunda-feira.

Rua da Ladeira

Vera Schultze lembra que a Rua da Ladeira é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e por isso possui uma série de restrições, como a proibição de circulação de veículos de carga e colocação de tapumes. O material de construção será transportado por um acesso especial na Rua Andrade Neves, enquanto a retirada dos entulhos ocorrerá com a ajuda de um guindaste.

Publicidade

“Já estamos avisando de antemão para que a população não se preocupe: a Rua da Ladeira será cuidada e até os tapumes serão colocados em uma espécie de viga de balanço para que não toquem no chão”, salienta.

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.