O prédio que abrigou a primeira Câmara Municipal de Rio Pardo, entre 1811 e 1928, teve a reforma inaugurada na tarde dessa quinta-feira, 8, como parte das comemorações dos 212 anos do município. Na última sexta-feira, a Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer foi transferida para o local. As melhorias foram realizadas por equipes da Prefeitura e também por uma empresa contratada.
O secretário de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, Tiago Mello, agradeceu aos envolvidos pelo esforço no projeto iniciado em janeiro, principalmente no que toca à parte burocrática. “É um passo importante para resgatarmos um sentimento de pertencimento. Será fundamental para a retomada da atividade turística.”
LEIA MAIS: FOTOS: Rio Pardo inaugura reforma da antiga Câmara
Publicidade
“Precisamos resgatar nossa autoestima”, diz prefeito
O prefeito Edivilson Brum enalteceu o trabalho realizado na recuperação. Para ele, revitalizar os prédios históricos é um estímulo para a população auxiliar nos cuidados com as residências e praças, no intuito de tornar a cidade mais bonita e acolhedora. “Precisamos resgatar nossa autoestima. Vamos transformar nossa realidade social e econômica. Continuar com um trabalho pautado pela transparência. Temos um potencial histórico e cultural para profissionalizar o turismo, principalmente com a realização de eventos, o que estimula emprego e renda.”
O evento na Rua Andrade Neves foi encerrado com a execução do hino de Rio Pardo pela oficina de música do Cras Jardim Boa Vista e por alunos da Emef Antônio Olinto Meurer. À noite, a programação contou com missa da padroeira na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, procissão motorizada e apresentação da Orquestra de Candelária.
LEIA TAMBÉM: Quinta edição do Especial 103,5 já está circulando
Publicidade
Exposição revela momentos da família Alencar
Também em Rio Pardo, a Associação de Amigos do Solar do Almirante (Aasa) abriu as portas do sobrado construído em 1790. A exposição montada para a comemoração do aniversário do município conta com documentos do almirante Alexandrino Faria de Alencar, como o passaporte francês e as nomeações como ministro da Marinha e da Guerra por quatro presidentes.
Fotografias exibem os encouraçados Riachuelo e Aquidabã, ambos comandados pelo almirante. Há registros da família na fazenda em Cerro Alegre, atual Santa Cruz do Sul, durante um veraneio, em 1923. Outros registros mostram o filho Armando de Alencar, que foi ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Em uma das imagens, Armando aparece em um diálogo com Getúlio Vargas. Em frente à escadaria para o andar superior foram colocadas as fotos do almirante e da esposa Amália Murray Simões e Santos.
LEIA MAIS: VÍDEO E FOTOS: Solar do Almirante guarda 230 anos de muita história
Publicidade
Presidente da Aasa, Patrícia Boeira da Fontoura explica que a intenção do grupo é concorrer em editais estaduais e federais para obter recursos com objetivo de revitalizar o prédio, deteriorado pela ação do tempo. Após a reforma, o grupo pretende manter exposições no local e um café português/açoriano, além de uma biblioteca. O site da Aasa é solardoalmirante.com.br.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: histórias e lembranças das quatro estações de Rio Pardo
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade