Uma nova rodada de negociações em torno do preço do tabaco ocorreu nessa segunda-feira, 16, na sede da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em Santa Cruz do Sul. As reuniões terão sequência nesta terça-feira, 17. O encontro foi o segundo no qual as lideranças das indústrias de tabaco se reuniram com representantes dos produtores para discutir o aumento do percentual pago à categoria em relação à safra passada.
Na primeira rodada de negociações, em dezembro, a reunião terminou sem acordo. A proposta inicial da entidade dos produtores foi repor o aumento no custo de produção, mais um acréscimo de 5% no preço. Nessa segunda-feira, quatro empresas fumageiras foram ouvidas separadamente: JTI, BAT, China Brasil e Universal Leaf. Como de costume, não foram divulgados detalhes sobre as discussões no primeiro dia de negociações em 2023.
LEIA TAMBÉM: Entidades e fumageiras vão se reunir para tratar sobre preço do tabaco na próxima semana
Publicidade
Representantes de outras seis empresas irão se reunir com a Afubra nesta terça-feira: Alliance One, CTA, UTC, Premium Tabacos, Tabasco Marasca e Brasfumo. Na safra 2021/22, os três estados do Sul do País produziram 560.181 toneladas de tabaco. Com a colheita de 247.334 toneladas, o Rio Grande do Sul foi responsável por 44,2% do total, e a região central tem forte participação nesse resultado.
Granizo no Rio Grande do Sul aumenta 38,8%
Nas duas primeiras semanas de 2023, a queda de granizo no Sul do País atingiu os produtores de tabaco com maior intensidade na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo os registros da Afubra.
LEIA TAMBÉM: Produtores mantêm otimismo sobre as vendas de tabaco
Publicidade
Até o dia 14 de janeiro, o Seguro Mútuo da Afubra atendeu 18.321 produtores nos três estados do Sul. Do total, 27,45%, o equivalente a 5.030 lavouras afetadas, ficam no Rio Grande do Sul. O índice de plantações de tabaco atingidas pelo granizo no Estado neste ano é 38,8% superior aos 14 primeiros dias de 2022, quando 3.640 agricultores gaúchos tiveram as suas lavouras danificadas.
Na Região Sul, o aumento no número de produtores que acionaram o seguro mútuo da Afubra em relação à safra passada foi de 10,65%. Foram 16.557 produtores atendidos desde o início da safra atual, contra 18.321 atingidos até o dia 14 de janeiro deste ano.
No Vale do Rio Pardo, os municípios de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Candelária tiveram registros de granizo em plantações de tabaco. Santa Cruz teve 236 produtores acionando o seguro mútuo após a incidência de granizo da semana passada, enquanto 122 agricultores foram atingidos em Venâncio Aires, e outros nove em Candelária.
Publicidade
Granizo até 10/01 nas microrregiões:
- Santa Cruz do Sul: 236
- Venâncio Aires: 122
- Candelária: 9
- Sobradinho: 131
- Canguçu: 243
- Camaquã: 440
- São Lourenço do Sul: 1
- Jaguari:1
- Total: 1.183
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade