Categories: Regional

“Precisamos agir juntos”: veja dicas para evitar o desperdício de água

A escassez de chuva e o calor excessivo colocam a sociedade gaúcha em alerta. Os mananciais em que a Corsan capta água já estão chegando a níveis críticos de abastecimento, o que tem levado a companhia a implementar ações emergenciais.

Desde essa terça-feira, 11, a Corsan está reforçando uma campanha de mídia que já teve sua primeira etapa em janeiro e agora busca, de forma mais incisiva, alertar para a situação de estiagem e pedir a colaboração de todos.

Enfocando a frase “Precisamos agir juntos”, os anúncios explicam a extrema importância de que toda a população abandone hábitos que geram desperdício e se conscientize de que a água é uma responsabilidade coletiva. A campanha também faz um convite a todos para divulgarem o alerta, compartilhando as informações.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Corsan pede que população faça uso consciente da água em Santa Cruz

AS DICAS
– Use somente a vassoura para limpar a calçada e o quintal.
– Não faça uso de grandes volumes, como o de piscinas plásticas.
– Não lave o carro.
– Não tome banhos longos e procure se ensaboar com o chuveiro desligado.
– Não deixe a torneira aberta enquanto lava a louça ou a roupa.
– Utilize regador para molhar as plantas nos horários de menos incidência de sol

Situação da estiagem

Publicidade

O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito, confirmou na tarde dessa terça que, atendendo a convite do governador Eduardo Leite, acompanhará a comitiva gaúcha em Brasília nesta quarta-feira, 12, tratar com a ministra da Agricultura Tereza Cristina sobre a questão da estiagem no Estado.

O presidente da Comissão de Agricultura vai salientar à ministra a necessidade de prorrogação e repactuação de dívidas de crédito agropecuário e a criação de linha de crédito emergencial para agricultores objetivando capital de giro.

Outro pedido será a ampliação do zoneamento do plantio da soja para 31 de janeiro e do milho para 29 de fevereiro (conhecido como safrinha), para aumentar a janela de plantio, viabilizando o amparo do crédito para o replantio das culturas. Irá solicitar também a liberação de sementes aos pequenos produtores.

Publicidade

LEIA MAIS: Afubra estima quebra de 30% na safra de tabaco no Vale do Rio Pardo

Brito já realizou audiência na Secretaria de Agricultura no dia 20 de janeiro, quando entregou uma relação das demandas recebidas de sindicatos e de líderes do interior, reiterando as necessidades em documento entregue na última segunda-feira na Casa Civil.

A comitiva será composta pelo governador Eduardo Leite; o secretário de Agricultura, Covatti Filho; o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo; o presidente da Comissão de Agricultura e outros deputados estaduais, deputados federais e representantes de entidades.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.