Contribuintes que têm direito à isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e/ou ao desconto oferecido dentro do Programa Santa Cruz Solar devem se apressar caso queiram usufruir dos benefícios em 2023. A Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) informa que o prazo para solicitação de ambos termina no dia 30 de junho, última quinta-feira do mês.
No caso da isenção de IPTU, como o primeiro pedido deve ser feito presencialmente, quem não quiser enfrentar fila e demora no atendimento deve comparecer na secretaria, à Rua Ernesto Alves, 240, o quanto antes. Deve levar toda a documentação exigida (veja abaixo). “Preferencialmente até a metade deste mês quando o movimento ainda é tranquilo”, disse o secretário municipal de Fazenda, Álvaro Conrad.
LEIA MAIS: Prefeitura de Santa Cruz já arrecadou R$ 31 milhões com o IPTU em 2022
Publicidade
Aqueles que já possuem o direito à isenção devem fazer anualmente a renovação do pedido, caso ainda se enquadrem nos critérios. Nesse caso, o procedimento pode ser realizado de forma simples e rápida, pela internet, diretamente no site da Prefeitura (www.santacruz.rs.gov.br).
Este ano usufruem do benefício 382 contribuintes – que efetuaram o pedido no ano passado, conforme estabelece a legislação – e até o momento 354 já fizeram a renovação para seguir com a isenção no ano que vem. Pedidos novos até o momento foram contabilizados 16.
LEIA TAMBÉM: Moradores de Vera Cruz terão mais tempo para pagar o IPTU 2022
Publicidade
Os proprietários de imóveis que investem em sistemas fotovoltaicos podem ter um abatimento ainda maior no IPTU do ano que vem, por meio do Programa Santa Cruz Solar, que passou a valer em 2020. Nesse caso, as solicitações de ingresso podem ser feitas para o e-mail carolina.silva@santacruz.rs.gov.br. No site encontra-se o formulário para ser preenchido, bem como a documentação a ser digitalizada e anexada (veja abaixo). Não é necessário se dirigir até a Sefaz, porém, é preciso ficar atento porque a data limite também é 30 de junho.
O Programa Santa Cruz Solar contempla tanto residências quanto estabelecimentos comerciais e industriais com uma redução no valor do tributo municipal de até 6%, de acordo com a extensão da área de captação. O benefício é válido por dez anos. Segundo a Sefaz, em 2020 foram 72 contribuintes beneficiados pela iniciativa; em 2021 foram 371; e, em 2022, já são 443 a se valer do desconto.
Somente este ano outros 288 contribuintes solicitaram adesão ao programa e este número deve aumentar a cada ano, uma vez que Santa Cruz do Sul é reconhecida como polo nacional de geração de energia solar. Se deferidos os pedidos, o desconto valerá até 2033.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Evento debate o futuro do mercado fotovoltaico em Santa Cruz e no Estado
LEIA TAMBÉM: Receita do IPTU já é quase 62% da previsão de arrecadação em Vale Verde
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.