Com o objetivo de agilizar os atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Cruz do Sul, a Prefeitura deu início em 2015 ao processo de recadastramento dos cartões SUS. Os usuários cujos nomes constam no último edital, lançado em julho deste ano, têm até amanhã para se dirigir à Central de Regulamentação e Agendamento, antiga Casa, e fazer a atualização do documento, que agora é emitido em plástico.
Conforme o ouvidor da Secretaria da Saúde, David Nobrega, apenas 20% dos 15 mil chamados passaram pelo recadastramento até agora. Após o prazo, o documento antigo se tornará inválido até que o usuário providencie a nova versão.
O cartão SUS é usado para atendimentos na rede pública de saúde. Sua apresentação é obrigatória nos postos para fazer a marcação de consultas médicas, por exemplo. Antes de 2015, o documento podia ser encaminhado apresentando identidade e uma declaração assinada por terceiros de que o usuário possuía domicílio em Santa Cruz. Com isso, pessoas de outros municípios eram atendidas na cidade, o que gerava demoradas filas de espera para obter exames e consultas. O número de cartões chegou a 166 mil, muito acima da população de 125 mil habitantes.
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Agora é necessário apresentar comprovante de endereço permanente, CPF e identidade. Usuários que não têm documentos no seu nome, pois residem com outras pessoas, são visitados pela Prefeitura para comprovar a veracidade da informação. Com a fiscalização mais rigorosa, a emissão dos cartões caiu de 500 para menos de 300 por mês. O número de documentos baixou para 137 mil em dezembro do ano passado, 131 mil em maio e 118 mil em julho. Até o fim do ano, a intenção é reduzir essa quantidade ainda mais. “O número de habitantes é flutuante, por conta dos nascimentos, óbitos, imigrações e emigrações. Nosso objetivo é estar o mais próximo do patamar populacional”, disse Nobrega.
Segundo ele, desde que a Prefeitura deu início ao processo, os serviços do SUS estão mais ágeis, refletindo inclusive nos atendimentos de plantões.
Atenção
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Para saber se você está entre os 15 mil usuários listados no edital de recadastramento, basta acessar o site da Prefeitura. A relação dos nomes está em http://www.santacruz.rs.gov.br/conteudo/recadastramento-cartao-sus. Caso seja a sua vez de passar pela atualização, basta comparecer na Central de Regulamentação e Agendamento, antiga Casa, na Avenida Independência, nº 100, munido de comprovante de endereço no nome, identidade e CPF.
A recomendação do ouvidor David Nobrega é que apenas as pessoas intimadas a comparecer emitam o novo documento neste momento. Caso o nome do usuário não conste no edital, o cartão antigo continua válido. Futuramente, a Prefeitura planeja fazer um recadastramento por bairros, abrangendo todo o município.
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